Recuperação do pavimento favorece o tráfego de caminhões que tem como destino o porto do Rio Grande
Trecho importante de um dos principais corredores de exportação do Rio Grande do Sul, a ERS-412 está passando por obras de recuperação do pavimento. Os serviços, executados pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes do Estado, têm como objetivo eliminar as imperfeições no asfalto para melhorar a trafegabilidade, principalmente, dos veículos de carga.
O trabalho integra o programa Avançar na Logística e Transporte, do governo do Estado, e prevê ações nos pontos críticos do percurso de 21 quilômetros que liga a RSC-287, em Vera Cruz, à BR-471, em Santa Cruz do Sul. O investimento é de R$ 3 milhões, com recursos do Tesouro Estadual.
“A ERS-412 recebe um fluxo intenso de veículos, sobretudo caminhões, que transportam soja, tabaco e inúmeros outros produtos até o Porto do Rio Grande”, salientou o secretário Luiz Gustavo de Souza. “Esses veículos vêm do Norte, carregando os principais itens de nossa pauta de exportações, o que justifica a inclusão dessa rodovia entre os mais de 3 mil quilômetros a serem recuperados no Plano de Obras 2021-2022 do Avançar”, detalhou.
As obras consistem na remoção do pavimento desgastado e implantação de material novo, incluindo recapeamento. A estimativa é de que até junho as melhorias no piso da rodovia estejam concluídas. O cronograma pode se estender caso haja mais sequências de dias chuvosos ao longo deste mês. “Iniciamos os trabalhos no entroncamento com a BR-471, em Santa Cruz do Sul, e estamos trabalhando continuamente até chegarmos à RSC-287”, especificou o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino. “Após a entrega do pavimento renovado, daremos início ao reforço da sinalização, com uma nova pintura das faixas central e laterais da pista.”