A comemoração dos 26 anos de fundação da Guarda Municipal (GM) de Santa Cruz do Sul foi marcada por diversas manifestações de reconhecimento e muita emoção. O ato, realizado no sábado, 14, na sede da AABB, reuniu integrantes da força de segurança municipal e seus familiares, membros do governo e outros convidados.
O evento teve início com a apresentação da banda do 7° Batalhão de Infantaria Blindado. Na sequência, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob), à qual a GM está subordinada, deu início a um série de homenagens a pessoas e instituições.
Foram reconhecidos com o certificado de Amigo da Guarda Municipal integrantes do secretariado municipal, representantes de outras forças de segurança, a prefeita Helena Hermany, o vice-prefeito Elstor Desbessell, uo líder do Governo na Câmara, vereador Henrique Hermany, e os ex-coordenadores da Guarda, José Joaquim Dias Barbosa, Reginaldo Campos e Estor Luis Jochims.
Conforme o coordenador da GM, Éberson Pereira Gonçalves, a força de segurança pública municipal tem, cada vez mais, demonstrado sua qualidade no serviço que presta à comunidade. “Temos crescido na importância de nossas atribuições e ampliado nosso leque de atuação”, avaliou.
O titular da Sesmob, Valmir José dos Reis, destacou a relevância da corporação e sua contribuição para o crescimento de Santa Cruz. “Não há desenvolvimento de nenhum tipo se não houver a garantia da ordem”, frisou. Reis ainda salientou o forte vínculo da família Hermany com a causa da segurança. “Saúdo a visão de Edmar Hermany, por ter criado a Guarda, e o vereador Henrique Hermany, por já ter coordenado a Secretaria de Segurança”, afirmou.
A prefeita Helena Hermany enalteceu o caráter acolhedor do evento, com a presença de guardas municipais e suas famílias. “Essa celebração nos dá o devido senso do comprometimento destes profissionais que zelam pela nossa cidade e cuidam da nossa população”, declarou.
Duas outras ações ainda marcaram a programação. Os guardas municipais Adair dos Santos Furtado, Airtom Pereira Lombardy, Acemário Hirsch, José Carlos dos Santos e João Luís Nunes, e a policial civil Nisete Machado, há pouco falecidos, receberam homenagem póstuma, entregue a seus familiares.
Origem – O primeiro efetivo da Guarda Municipal de Santa Cruz foi incorporado em 14 de maio de 1996, e sua fundação surgiu a partir da determinação do então prefeito Edmar Hermany.
Atualmente exercendo o cargo de secretário de Obras e Infraestrutura, ele foi agraciado com o título de “Pai da Guarda Municipal”. Emocionado, ele lembrou do contexto de fundação da força de segurança. “Passa um filme da minha vida nesse momento, lembranças e emoções”, comentou.
Hermany recordou que, inicialmente, a proposta foi taxada como loucura, mas acabou se consolidando e conquistando seu espaço. Ele concluiu com um agradecimento pela homenagem. “Ser lembrado em vida é a melhor coisa que tem. Guardarei esse título com muito carinho”, finalizou.