LUÍSA ZIEMANN
[email protected]
O Dia das Mães é esperado com ainda mais expectativa pelo comércio santa-cruzense para este fim de semana. Depois de dois anos em que a data sofreu as consequências das medidas restritivas da pandemia, agora os mais variados segmentos do comércio devem ser aquecidos em Santa Cruz do Sul. Em 2020, quando houve o período de quarentena, o setor permaneceu fechado antes da celebração por conta dos decretos estaduais e regionais de restrição à circulação de pessoas, num esforço de combate à contaminação pelo novo coronavírus.
No ano passado, após uma sequência de abre e fecha do comércio devido ao sistema de bandeiras do monitoramento do governo estadual – na região variou entre vermelha e preta – e novamente com restrição do número de pessoas circulando nos estabelecimentos, os lojistas não ficaram contentes com o faturamento. Em 2022, no entanto, o cenário é outro. Já na reta final para o Dia das Mães, que é neste domingo, 8, os comerciantes esperam um incremento de vendas nesta semana.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz, diz que a expectativa é otimista. “É sempre uma data muito importante para o comércio, em especial a determinados segmentos”, salienta. “Assim, setores como o de multilojas, com a venda de eletros, móveis e bazar, além do vestuário, são os que mais aguardam por este momento.” Bartz afirma que, conforme um levantamento prévio realizado pela entidade, a estimativa é vender em torno de 10% a mais em relação ao ano passado.
“Há fatores como o ingresso do 13º salário dos aposentados, bem como a própria data do Dia das Mães é um chamariz para atrair os consumidores para as lojas”, reitera. O presidente lembra que o preço dos produtos pode ser um ponto negativo, mas não será motivo para deixar de presentear. “O mercado está muito inconstante em função do preço dos combustíveis e os seguidos aumentos em toda a cadeia produtiva. Isso tem sido um fator que pode afugentar os consumidores”, lamenta. “Porém, o fato de o Dia das Mães ser a primeira data, após dois anos, em que se pode comemorar novamente com elas será um atrativo. Ninguém vai deixar de dar um presente”, pondera.
Um levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, apontou que 33% dos consumidores esperam gastar mais este ano, principalmente para comprar um presente melhor (41%), porque os produtos estão mais caros (40%) e porque vão comprar mais presentes (25%). O dado nacional mostra que aproximadamente 127,2 milhões de brasileiros vão presentear alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 28,16 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.
A perspectiva da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) é de que o volume de vendas do comércio varejista no Dia das Mães possa chegar aos R$ 600 milhões no Estado. Isso representará um incremento de até 9% na comparação com igual período de 2021 e de quase 70% em relação ao registrado em 2020.
Campanha Show de Prêmios CDL vai sortear vale-compras de até R$ 5 mil
No último sábado, uma carreata com a presença do Cedelito marcou o lançamento da campanha do Dia das Mães da promoção Show de Prêmios CDL Presente Com Você. O objetivo foi integrar a comunidade e o público consumidor às ações promovidas pela CDL Santa Cruz. Para participar do sorteio, a cada R$ 50,00 em compras nas lojas participantes, o consumidor concorre aos seguintes prêmios: um vale-compra de R$ 100,00 nas empresas integrantes da campanha; um vale de R$ 150,00 da Afubra; um de R$ 150,00 da Vencal Calçados; outro de R$ 150,00 da Pitt Jeans; mais um de R$ 150,00 da Iria Calçados.
No sorteio ainda haverá valores mais atrativos, sempre em vales-compra: R$ 500,00 da Vencal Calçados; R$ 500,00 da Pitt Jeans; R$ 500,00 da Iria Calçados; R$ 1,5 mil e R$ 2,5 mil da Afubra; e R$ 5 mil das participantes da campanha. O sorteio ocorre no dia 13 deste mês, sexta-feira da semana que vem, às 17 horas, na Casa da CDL, na Praça Getúlio Vargas, e conta com apoio de Vencal Calçados, Lojas Pitt e Iria Calçados. A campanha é uma promoção da CDL Santa Cruz e o patrocínio é de Sicredi, Afubra e Valecross.