Luísa Ziemann
[email protected]
Dedicar seus dias a produzir artisticamente e elevar a autoestima das mulheres. É assim que a manicure Anna Maria trabalha diariamente há 15 anos. Proprietária do seu próprio espaço especializado em alongamento de unhas em acrílico e esmaltação, a empreendedora tem sua profissão como uma paixão que começou cedo, ainda na infância, e hoje é responsável pela realização de muitos sonhos.
O gosto por trabalhos ligados à beleza e estética feminina é de família. “Minha mãe foi cabeleireira e manicure desde os 13 anos de idade, então eu me criei dentro de um salão de beleza”, conta. “Em 2002, ela abriu um espaço só dela e ela lembra até hoje que eu queria muito trabalhar, então eu pedia para lixar as unhas das clientes e passar base. Uma vez ganhei R$ 1,00 de um senhor que era cliente do salão e, desde então, eu queria lixar e passar base em todo mundo.”
Com apenas 11 anos de idade, Anna Maria começou a levar a brincadeira a sério e a trabalhar de fato, como manicure, atendendo a domicílio nas casas de suas clientes em São Pedro do Sul, onde ela e sua família moraram até 2014. “Fiz a minha primeira unha a luz de velas em uma amiga. Lembro que minha mãe se impressionou, pois tirei a cutícula em corte continuo e sem tirar o famoso ‘bife’”, recorda. “No dia seguinte eu fiz as unhas de todas as minhas amigas, decoradas com as famosas rosinhas da época.”
O dom para fazer unhas não poderia ser deixado de lado e, por isso, Anna Maria decidiu seguir na profissão. “Logo eu fiz um mostruário de unhas decoradas em um CD e fui oferecer o meu trabalho. Eu fiz muita unha nessa época, lembro que, quando eu tinha uns 16 ou 17 anos, ganhei um valor bem considerável, comprei tanta coisa.” Ao se tornar mãe, aos 19 anos, a manicure deu uma pausa em sua carreira. No final de 2014, ela se mudou para Santa Cruz do Sul pela primeira vez, mas ainda não foi nesse momento que escolheu a cidade para crescer profissionalmente.
Anna Maria ainda morou em Carlos Barbosa, na Serra, onde até tentou trabalhar em outra profissão, porém o amor pelas unhas falou mais alto. Em 2017, enfrentando problemas pessoais, se mudou definitivamente para a terra da Oktoberfest em busca de uma vida nova. “Viemos somente eu e meu filho, começar do zero. Fiquei apenas 30 dias na casa da minha mãe e aluguei um apartamento, fiz uma mesa e um expositor de esmaltes e comecei a divulgar o meu trabalho no prédio onde morava. Assim eu consegui recomeçar.” Atualmente, a empreendedora atende em uma sala montada especialmente pare receber suas clientes, em sua residência no Bairro Ana Nery. No entanto, sua clientela vai muito além da vizinhança.
A manicure conta que o novo espaço só foi possível graças a uma especialização que fez na área. “Em janeiro de 2018, eu fiz meu segundo curso de alongamento de unhas em acrílico e foi aí que descobri a paixão por alongar. Depois disso fiz vários cursos e me especializei bastante na área”, afirma.
AGENDA LOTADA NA PANDEMIA
Nem mesmo a pandemia do covid-19 fez com que a manicure parasse. “Em plena pandemia eu consegui lotar minha agenda. Eu trabalhava das 6 horas da manhã até meia-noite quase todos os dias”, lembra. “Juntei dinheiro e pensei em investir no espaço novo. Sonhava em ter algo fora de casa, mas a pandemia não estava colaborando, então resolvi mudar de apartamento e investir em algo mais aconchegante para as clientes.”
O investimento deu certo e rende bons frutos para Anna Maria. “Sou realizada com a minha profissão. Graças a ela consegui recomeçar do zero e me reerguer”, comemora. Hoje, o sustento dela e do seu filho Henrique, de 7 anos, vem somente da renda como manicure. A empreendedora garante que seu trabalho já proporcionou benefícios que outros empregos talvez não lhe dariam. “Passeios, viagens, investimentos que já fiz e ainda vou fazer, tanto no segmento profissional como na minha vida pessoal.”
Mas engana-se quem pensa que alcançar o patamar em que Anna Maria se encontra é fácil. Mesmo sem a necessidade de uma formação acadêmica, a manicure frisa que é preciso, sim, estudar. “As pessoas acham que é só pegar o material e sair fazendo, que não precisa estudar, não precisa investir. Para chegar onde eu cheguei até agora foram muitas viagens atrás de cursos, foram noites estudando para conseguir aplicar corretamente as técnicas. É uma profissão onde a gente precisa se manter estudando e se manter atualizada”, sublinha.
Atualmente, a manicure realiza os serviços de alongamento e banho de acrílico, que são acompanhados de esmaltação simples ou artística. Considerado um dos melhores da cidade, o trabalho de Anna Maria com alongamentos decorados, sua especialidade há cerca de cinco anos, chega a custar quase R$ 300,00. “Com a especialização em alongamento, acabei não tendo mais espaço na agenda, somente para esmaltação simples”, explica. Para lhe auxiliar no serviço e também realizar o trabalho de pedicure, Anna Maria conta com uma colega que atende em seu espaço.