Cinco municípios da região estão contemplados para receber a apresentação da Orquestra Santa Brass Band. O conjunto realiza uma turnê interativa por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, e da Associação Cultural Brass Band. E neste domingo, 1º de maio, a partir das 15 horas, com apoio da Prefeitura, o espetáculo é em Sinimbu, defronte à Igreja Nossa Senhora da Glória. Em caso de mau tempo, a show ocorrerá dentro do templo religioso.
A primeira apresentação da big band ocorreu no dia 20 de março na Praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz do Sul. A segunda foi em Venâncio Aires em dia 10 de abril, na Praça da Matriz, em frente à Igreja de São Sebastião Mártir. Este projeto tem por objetivo principal apresentar a música instrumental, por meio da Santa Brass Band, em municípios do Vale do Rio Pardo. Além dos integrantes da orquestra, prevê também que sejam convidados a se apresentar, em cada cidade, um músico local, como forma de valorização dos próprios talentos. Em Sinimbu, a participação vai ser de Gustavo Waechter Pranke.
Dentro da proposta do projeto, a contrapartida dos integrantes do grupo é realizar, nas cinco cidades da turnê, oficinas de musicalização em escolas públicas. A Escola Estadual de Ensino Médio Frederico Kops teve a sua na manhã da última quarta-feira, 27.
Turnê interativa
Programação
1º de maio, às 15 horas – Sinimbu, Praça Central, na Igreja Nossa Senhora da Glória
19 de junho, às 18 horas – Vera Cruz, na Praça José Bonifácio
2 de julho, às 18 horas – Rio Pardo, na Praça Protásio Alves, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário
24 de julho, às 18 horas – Santa Cruz do Sul, em Linha Santa Cruz, junto à Igreja Santos Mártires das Missões
Formação da big band para 1º de maio
Sax: Lucas Kist, Oeslei Hirsch, Milton Kroetz, Everson Tavares e Estevão Jeziel Chaves
Trombone: Ademir Goerck, Rodrigo Machado de Almeida, Fabrício Jungkenn e Jeferson Silveira da Luz
Trompete: Donato Weiss, Lauterio Goerck, Jandir Neiss e Ivo Hermes
Teclados: Gilnei Ellwanger e Celson Lima
Guitarra: Dilson Trindade
Baixo: André Dreher
Bateria: Diego Maracci
Cantores: Raul Assmann e Juliana Miller
Regente e maestro: Carlos Procat