“É uma noite memorável”, disse a prefeita Helena Hermany, em seu pronunciamento de abertura do Santa Folia, festa de carnaval que ocorreu na noite desse sábado, 23, no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest. A prefeita também parabenizou todos os envolvidos na organizacão do evento, fez menção ao homenageado da noite, o Jorjão, sambista falecido em 2020, e garantiu: “Em 2023, podem contar comigo, para que façamos o maior e melhor carnaval que Santa Cruz já teve. Somos uma cidade multicultural, o carnaval está dentro de nós”, declarou.
Na sequência, Helena foi convidada a entregar a chave da cidade para o Rei Momo.
A cerimônia de abertura contou ainda com a apresentação do Projeto Nota 10, iniciativa social da Associação das Entidades Carnavalescas, e a entrega de uma placa à família de Jorge Alci dos Santos, o Jorjão .
Em sua fala, o presidente da Associação, Paulo Ipê da Silva, agradeceu o apoio do poder público na realização da festa. “Estou emocionado por conseguir trazer todos vocês aqui de volta. Agradeço o empenho das cinco escolas e agradeço ao poder público, à prefeira Helena, por nos apoiarem nesta retomada”, reconheceu.
Após a etapa inicial, vieram as apresentações das cinco escolas de samba: Acadêmicos do União; Imperadores do Ritmo; Imperatriz do Sol; Império da Zona Norte e Unidos de Santa Cruz. Seis jurados tiveram a tarefa de avaliar o desempenho das agremiações.
O evento contou ainda com a apresentação da Banda da Saldanha, de Porto Alegre, e o show do grupo de pagode Shake, de Santa Cruz.
Confira a relação dos vencedores do Santa Folia
Porta Estandarte – Império da Zona Norte.
Baianas- Unidos de Santa Cruz
Harmonia- Império da Zona Norte
Casal de Passistas- Império da Zona Norte
Mestre Sala e Porta Bandeira – Imperatriz do Sol
Bateria- Unidos de Santa Cruz
Vencedor Harmonia- Império da Zona Norte
Vencedor Bateria- Unidos de Santa Cruz