Início Geral Apcolu surge com foco na prevenção do câncer de colo uterino

Apcolu surge com foco na prevenção do câncer de colo uterino

Fotos: Divulgação/RJ
Equipe da Apcolu

Ana Souza
[email protected]

Autocuidado é uma manifestação de afeto em sua mais pura essência. O ato de cuidar acolhe e transborda a ternura em todos os sentidos. Já pensou em prevenir o câncer antes que essa doença apareça? Foi com esse propósito que surgiu a Associação de Prevenção do Câncer de Colo do Útero (Apcolu). Em setembro de 2021, a ideia já vinha sendo formatada pela presidente da entidade, Denise Müller, especialista em Ginecologia e Estética Médica. Em 15 de janeiro deste ano houve a fundação e hoje, 23 de abril, ocorre o seu lançamento junto com informações nas redes sociais: somos.apcolu no Instagram e Apcolu no Facebook.


A entidade trabalha com a certeza de que a divulgação das estratégias e o despertar da consciência e do autocuidado serão os pilares fundamentais para mudar essa história no futuro. “A associação foi resultado da união de pessoas que têm o propósito de ajudar a mudar a história dessa doença. É uma entidade sem fins lucrativos. Buscará apoio da comunidade e de empresas que queiram fazer parte dessa construção por uma vida melhor na nossa comunidade. Com o tempo, poderemos ampliar a assistência também para pacientes acometidas pela doença, com acesso aos tratamentos que nem sempre são disponibilizados pelo sistema de saúde”, explicou Denise.

Denise Müller: “Queremos um futuro sem essa doença”


A idealizadora há alguns anos trabalha com a ideia de levar a população a ter maior acesso a informações e cuidados que possam melhorar a saúde e evitar essa doença. “Em 2020, a Organização Mundial da Saúde lançou uma estratégia global para redução dos índices da doença e a associação tem como um dos pilares a divulgação das mesmas, para que a população possa tomar consciência da necessidade do autocuidado e do seu papel, para mudarmos a história do câncer de colo uterino em nossas vidas. Esse é o terceiro câncer em incidência e o quarto que mais tira a vida das mulheres no Brasil. É um câncer que, hoje, comprovadamente, pode ser prevenido”, frisou.


A vacina do HPV (papilomavírus humano na sigla em inglês), agente envolvido na quase totalidade desses tumores, tem eficácia comprovada em redução de 70% do câncer e ainda diminuição de outros cinco tipos de tumorações. “Se conseguíssemos vacinar as crianças e adolescentes, em dez anos essa geração poderia ser presenteada em não ver mulheres adultas sendo levadas embora por essa doença na frequência que hoje presenciamos. A vacina é segura e está disponível na rede do SUS (Sistema Único de Saúde) para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Também está disponível na rede privada. A coleta do exame citopatológico do colo uterino é outra estratégia adotada. Com a pandemia, a realização desse exame, que já apresentava índices abaixo dos desejáveis, caiu ainda mais”, observou Denise.


O objetivo dos esforços de esclarecimento é um futuro sem essa doença. “O câncer de colo acontece na mulher adulta, mas a prevenção é na infância. A Apcolu quer levar essas informações à população para que todos possam se unir a essa causa. Independente da classe social, todos temos pessoas a quem amamos e queremos cuidar e proteger. Qualquer pessoa pode multiplicar as informações que a associação vai fornecer à sociedade. A Apcolu convida todos a fazer parte dessa campanha, que pode salvar muitas vidas no futuro. Não sabemos quem pode ter câncer. O que sabemos é que podemos diminuir em muito essa possibilidade. Quem sabe uma dessas pessoas pode estar do seu lado hoje. Faça parte dessa história conosco. Não será possível sem o envolvimento da comunidade. Precisamos todos, população e Poder Público, acordar para esse problema. Não existe outro caminho para esta mudança”, enfatizou a presidente.

Diretoria da Apcolu

Presidente: Denise Müller
Vice-presidente: Roberta Louzada Salvatori
Secretária: Sara Rejane Ribeiro da Rosa
Tesoureira: Ester Hildegard Reis
Conselho Fiscal: Sandra Elisia Lemoes Iepsen
Voluntárias: Évelin Jensen, Suelen Hertz Flores, Ketlyn Jullieti Corrêa Becker, Deisi Tosetto Amaral e Jéssica Paola Oliveira Silva

…………………………….

SIS Unisc agenda exames preventivos a partir de segunda

O agendamento de coleta de exame citopatológico do colo uterino para mulheres entre 25 a 64 anos e que estiverem com os testes preventivos em atraso começa nesta segunda-feira, 25. As interessadas, moradoras de Santa Cruz do Sul, podem agendar o atendimento pelo Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc no telefone (51) 3717-7480.


Já os exames serão realizados nos primeiros dias de maio, quando ocorre a Semana de Prevenção do Câncer de Colo do Útero. Essa promoção é uma parceria entre a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), e a Associação de Prevenção do Câncer do Colo Uterino (Apcolu).


Outra atividade que ocorrerá durante a primeira semana de maio é a vacinação contra o HPV para crianças e adolescentes que estiverem com calendário de imunização atrasado. A aplicação das doses poderá ser feita em meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos de idade. O horário de atendimento será das 8 às 11 horas, das 13 às 16 horas e das 18 às 21 horas no SIS da Unisc.