Início Cultura Roberta Pereira e Ricardo Bartz lideram a festa

Roberta Pereira e Ricardo Bartz lideram a festa

Foto: Lavignea Witt
Presidência da Oktoberfest pretende voltar com a alegria
e a sociabilidade das edições anteriores à pandemia

Lavignea Witt
[email protected]

A jornalista Roberta Pereira assume pelo segundo ano consecutivo a presidência da Oktoberfest e terá ao seu lado o empresário Ricardo Bartz como vice-presidente. A dupla de dirigentes da Comissão Executivo da 37ª edição da Festa da Alegria foi anunciada na tarde da última quarta-feira, 20, pela Associação de Entidades Empresariais (Assemp) e Prefeitura de Santa Cruz do Sul em uma cerimônia no Palacinho, sede do governo.


A presidente lembrou a realização da festa de 2021, com muitas restrições sanitárias por conta da pandemia de covid-19. Entretanto, afirmou que o evento de 2022 será realizado nos mesmos moldes dos anos anteriores à situação pandêmica. “Vocês sabem que eu estou na Oktoberfest há mais de 18 anos. Desde 2005, já passei por várias coordenações, mudanças, adaptações, mas nada se compara ao que vivemos no ano passado. Foi a Oktober do possível, do social, de valorizar o que é a cidade, um marco na retomada econômica e dos eventos seguros a partir daquele momento em todo o Rio Grande do Sul”, frisou Roberta, que também é gerente do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Santa Cruz.


A organização da 37ª Oktoberfest e Feirasul planeja trazer de volta o clima festivo, a alegria, os abraços, os brindes e os reencontros. “Nós queremos celebrar a vida através da música, da gastronomia, da cultura e da integração, e também dos negócios com a Feirasul, e de algumas novidades que queremos divulgar mais adiante. Nossa expectativa é voltar aos moldes anteriores em uma nova normalidade, mas sempre observando os indicadores e a situação da saúde que estiver vigente no período da festa, com muita responsabilidade”, ponderou.


Para o presidente da Assemp, Fábio Costa de Borba, a realização da festa é o somatório das pequenas ações que todas as pessoas fazem ao longo do ano. “Em 2021, nós realmente fizemos a maior Oktoberfest do mundo e precisamos continuar fazendo isso. Eu acho que isso é o mais importante, é a nossa marca e é assim que a gente precisa continuar sendo conhecido”, frisou.


A prefeita Helena Hermany (Progressistas), além de alegrar-se com o anúncio da presidente da Oktober, também destacou a participação da população de Santa Cruz no evento. “Nossa comunidade tem esse diferencial, muitas pessoas que se interessam, ajudam de maneira voluntária. Com certeza, este ano, essas pessoas vão se envolver na Oktober. No ano passado foi a maior e este ano vai ser a melhor”, projetou.


A 37ª Oktoberfest ocorrerá de 6 a 9, 11 a 16 e 20 a 23 de outubro. As novidades em torno dos voluntários que irão compor a Comissão Executiva, assim como o concurso das soberanas e o anúncio dos shows nacionais, serão reveladas ao longo das próximas semanas.

Conheça mais sobre os líderes

A presidente Roberta Pereira, de 45 anos de idade, lidera a Oktoberfest pela segunda vez. Há 18 anos ela integra a Comissão Executiva do evento, em várias ocasiões à frente do Encontro do Maturidade Ativa. Em 2000 e 2004, foi presidente da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul e mantém, até hoje, forte ligação com a área cultural da região. Formada em Jornalismo, é gestora do Serviço Social do Comércio (Sesc) há 17 anos, onde desenvolve diversas atividades e, em parceria com outras instituições, coordena eventos como a Feira do Livro, o Festival Santa Cruz de Cinema e o Bailinho de Carnaval da Borges.


O vice-presidente Ricardo Bartz, de 38 anos, é empresário do setor imobiliário. Além de estar à frente de importantes entidades de classe do município, a relação dele com a Oktoberfest é também em virtude da sua origem germânica. Filho de agricultores, é natural de Ponte Rio Pardinho, no interior de Santa Cruz do Sul, onde permaneceu até os 17 anos. Atualmente, preside a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), depois de integrar várias gestões da diretoria da entidade. Também é delegado do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) e conselheiro da administração da Sicredi Vale do Rio Pardo. Nas últimas edições da Oktoberfest, ocupou o cargo de coordenador de Limpeza.