Início Geral Master Chef Social vai levar delícias para jovens e adultos

Master Chef Social vai levar delícias para jovens e adultos

Foto: Luiz Fernando Bertuol
Autoridades e imprensa fizeram um “ensaio” no Senac do projeto

Lançado na manhã dessa terça-feira, 19, pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o projeto Master Chef Social será uma nova ação de inclusão. A proposta foi apresentada a autoridades, imprensa e outros convidados, e visa capacitar jovens e adultos com oficinas de gastronomia, para proporcionar uma alternativas de geração de renda e ingresso no mercado de trabalho, e que reflita na melhoria da qualidade de vida das famílias integradas.

Vereadores elaboraram e montaram criativos hambúrgueres

Moradores das áreas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Central (no Centro), Beatriz Frantz Jungblut (Santa Vitória) e Integrar (Bom Jesus) participarão da iniciativa, que ocorrerá de abril a outubro. Adolescentes, a partir dos 14 anos, adultos e idosos inseridos no Cadastro Único podem participar. Serão cinco oficinas, sendo uma destinada ao público de inclusão.

As chefs Ana Elisa Menezes dos Passos e Cátia Leal da Silveira, do Senac, ministrarão as aulas, todas com carga horária de 12 horas cada, que contarão com preparados de marmitex, culinária fitness, culinária brasileira contemporânea, aproveitamento de alimentos e massas frescas e recheadas. A última será destinada ao público de inclusão. A programação final será marcada por uma palestra sobre educação financeira, visando esclarecer dúvidas e aperfeiçoar os conhecimentos a respeito de precificação, lucros, ganhos da produção e comercialização dos produtos.

“Nunca imaginei ver os vereadores na cozinha”, brincou a prefeita Helena Hermany (Progressistas). “Os hambúrgueres chamam realmente a atenção pelo tamanho e pelo esmero na apresentação. Estou muito feliz em ver os representantes da imprensa e os vereadores interagindo. A parceria com o Senac é essencial e o maior trabalho social é a capacitação das pessoas. Falta qualificação no mercado de trabalho. Esse é o nosso grande desafio: preparar as pessoas para a inserção”, definiu Helena.

“Vivenciar na íntegra o que será ensinado nas aulas do projeto”, enfatizou o secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Everson Carvalho de Bello, sobre os eventos antes do lançamento oficial do projeto. “As pessoas estão dando mais valor para o preparo dos alimentos. Temos uma preocupação muito grande para que todos aprendam realmente na prática e faço questão de estar presente. A oficina com a imprensa e os vereadores mostrou na prática a metodologia que será aplicada com os participantes nos Cras. O projeto será um sucesso e nossa expectativa é que 500 pessoas em situação de vulnerabilidade sejam beneficiadas através dos representantes de suas famílias que estarão integrados ao Master Chef Social”, estimou.

“Um momento muito especial, que tem como foco o cuidar das pessoas”, reforçou a diretora do Senac Santa Cruz, Daniela Laner. “Visamos cuidar do emocional e da autoestima delas, pois muitas já nem sonham mais. Esse é o nosso propósito: mudar a realidade destas pessoas e que tenham uma melhor qualidade de vida. Enquanto Senac, estamos muito felizes com esta parceria. Não é uma simples oficina de gastronomia, mas uma oportunidade de mudança de vida”, sublinhou.

Eles se esmeraram na cozinha

Cebola, tomate, cenoura, alface, rúcula e molhos especiais, com mostarda, mel, creme de leite… Esses foram alguns dos ingredientes dos hambúrgueres preparados pelos representantes da imprensa e vereadores na cozinha do Senac. Lágrimas de tanto rir e, com certeza, de cortar cebola, brotavam dos olhos. A criatividade foi a tônica das oficinas realizadas pela manhã, primeiro para a imprensa e depois aos membros do Legislativo. Além de muita integração, o objetivo foi mostrar na prática o que será repassado aos participantes do projeto.

Nas receitas da imprensa, destaque para as cebolas caramelizadas e as decorações, que foram um toque à parte. Até uma lembrança do Coelho da Páscoa estava em uma das receitas. E sem falar na dedicação de todos que se preocuparam em deixar o prato “bonitinho” para apresentação.

Na sequência, os vereadores e seus hambúrgueres. O de Carlos Eduardo Pereira (MDB), o Cadu, arrancou muitos risos. Era do tipo três andares, mas com uma bela apresentação. Nicole Weber (PTB) caprichou na decoração com uma “peruca” de couve. “Adorei participar e penso na importância desse projeto. Não podemos sempre dar o peixe, temos que ensinar a pescar, qualificar as pessoas para que possam ter uma renda. Foi muito divertido, fizemos até um vegetariano. A Prefeitura está de parabéns por essa iniciativa que proporciona mais qualidade de vida e a fuga da violência”, elogiou ela.