LUÍSA ZIEMANN
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Ainda dá tempo de rechear os ninhos da criançada ou de ir atrás de um presente marcante para o marido ou a esposa. Já na reta final para a Páscoa, celebrada neste domingo, 17, o movimento dos últimos dias com vendas relacionadas à data é motivo de comemoração para o comércio santa-cruzense. De acordo com um levantamento prévio, a projeção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) , era de que o incremento nas vendas chegasse até 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Número este que deve se concretizar.
Nos dois últimos anos, o período de Páscoa não foi muito generoso com os comerciantes, devido às medidas restritivas impostas pela pandemia. Em 2020, o comércio estava fechado por conta do coronavírus e, em 2021, quando a bandeira preta estava em vigor, as lojas reabriram somente poucos dias antes da Páscoa e ainda havia limitação na circulação de pessoas. Este ano, de portas abertas, as lojas puderam perceber grande diferença no movimento e na venda de produtos.
No caso da D’Marta Presentes, a busca por mimos para as crianças aumentou nos últimos dias. Conforme a proprietária da loja de brinquedos, bazar e utilidades, Marta Maria Hoff, a movimentação está melhorando aos poucos. “Já está bem melhor do que no ano passado, mas ainda não voltamos a vender como em 2019”, compara.
A D’Marta é um dos mais tradicionais empreendimentos no ramo em Santa Cruz, tendo mais de 30 anos de mercado. Destes, há quase 17 anos está instalada na Comercial Pinheirinho, na Rua Senador Pinheiro Machado, 855, no Centro.
Entre as principais dicas da proprietária para os presentes de Páscoa estão os brinquedos. “Temos carrinhos para meninos a partir de R$ 10,00”, sugere Marta. Entre as opções para as meninas, muitas bonecas, dos mais variados tamanhos e preços. “Temos mini Barbies por R$ 15,00”, aponta Marta.
De acordo com o vice-presidente da CDL, Gilberto Eidt, em alguns estabelecimentos o incremento nas vendas deve até mesmo ultrapassar os 15% já previstos. “No caso do meu negócio, a Delize Presentes, a comercialização no período de Páscoa deve crescer quase 20% se comparado com o ano passado”, calcula.
Segundo estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em todo o Brasil, as vendas relacionadas à Páscoa, como ovos de chocolate, barras e bombons, devem movimentar em torno de R$ 2,16 bilhões em 2022. Mesmo com os preços não agradando muito o bolso do consumidor, o valor estimado é 1,9% superior ao faturado na mesma data no ano passado. O número ainda fica abaixo do patamar pré-pandemia, quando, em 2019, a Páscoa chegou a movimentar R$ 2,29 bilhões. O que também aumentou foram os valores dos artigos relacionados à data, que estão cerca de 7% mais caros.