A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul definiu a ampliação do número de médicos e dos horários de atendimento para crianças em algumas das unidades municipais. A medida busca reduzir o tempo de espera para quem busca os serviços. Na UPA, dois clínicos gerais prestam atendimento 24 horas, com consultas disponíveis também para crianças. Com o ajuste, o Hospitalzinho, com dois clínicos gerais 24 horas para a população adulta, também passa a atender o público infantil, e terá um médico extra, das 17 às 23 horas.
No Cemai (Centro Materno-Infantil), que já possui dois médicos atuando 24 horas, mais um profissional foi contratado para reforço da equipe, das 17 às 23 horas, há alguns meses. A Prefeitura quer ampliar ainda mais o atendimento no Hospitalzinho – um médico, das 13 às 17 horas –, e no Cemai – um médico, das 10 às 15 horas. A secretária Daniela Dumke comenta que o aumento na procura pelos serviços de saúde é uma realidade regional, atribuída à mudança de estação e queda nas temperaturas. Entretanto, afirma que a Prefeitura está atenta às necessidades da população e por isso reforçou o número de médicos disponíveis.
“Seguimos em busca para a ampliação dos serviços, tendo em vista a carência regional para estes profissionais”, afirmou. A Prefeitura dispõe de uma empresa terceirizada, responsável pela escala médica no Cemai e também conta com profissionais médicos concursados. Mas a empresa tem tido dificuldade em aumentar número de profissionais em Santa Cruz do Sul.
A Secretaria de Saúde informa também que o Cemai somente atende crianças de outros municípios em situações de urgência e emergência. O serviço não é unidade de referência para outras cidades. Por isso, casos eletivos, após avaliação técnica, serão encaminhados para seus municípios de origem.