Gerente do Sesc Taquara contou suas experiências na NRF 2022 em Santa Cruz
O Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) do Vale do Rio Pardo voltou a promover palestras presenciais, após dois anos de afastamento devido à pandemia de covid-19, na última quinta-feira, 31. A gerente do Sesc Taquara, Fabiane Oliveira, falou da sua experiência no mais tradicional evento do setor no mundo, o Retail Big Show, realizado dentro da Convenção Anual da Federação Nacional do Varejo (NRF, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que ocorreu em Nova York em janeiro.
A palestrante iniciou com um discurso de incentivo aos comerciantes da região. “É hora de acelerar, de seguir em frente e surpreender cada dia mais os clientes do varejo, usando mais tecnologia e segurança, e oferecendo experiências ricas e amplas para o consumidor”, propôs Fabiane Oliveira. Ela apresentou as grandes novidades e tendências para o setor em 2022, apresentadas na NRF.
“Tivemos muitas palestras com CEOs de grandes companhias americanas e na fala deles vieram alguns assuntos em comum com o nosso mercado. Quando têm eco esses assuntos na voz de vários líderes de organizações importantes, a gente sabe que aquilo é uma tendência, que daqui a pouco vai estar difundida nos varejos, inclusive nos brasileiros, porque nossos lojistas se inspiram muito no americano para conduzir seus negócios”, destacou.
Fabiane enfatizou a multiplicidade de aspectos que precisam ser observados pelo varejista junto aos seus públicos. “Percebi, na fala de todos os painelistas e nas visitas guiadas, que a tendência é a atenção com a experiência do cliente nos multicanais (redes sociais, site e loja física), na diversidade, equidade e inclusão, porque, tendo um olhar mais voltado para os colaboradores, é possível oferecer melhor atendimento ao cliente”, frisou. “A tendência é os trabalhadores encaixarem o trabalho na sua vida e não o contrário, e times mais diversos promovem melhoria na cadeia de trabalho”, acrescentou.
Outro destaque foi a ESG, sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa, conceito em ascendência entre as companhias de todo o planeta. “Como as empresas vêm se posicionando em relação a esses temas e qual é o papel da marca no mundo?”, indagou Fabiane, que abordou também o maior destaque do encontro mundial: o Metaverso (uma nova realidade virtual onde é possível trabalhar, estudar, se divertir e interagir).
“É tudo muito novo ainda, está muito recente, mas já têm várias iniciativas acontecendo nesse ambiente. Um exemplo é a cidade de Seul, que já tem uma cidade gêmea na realidade virtual. Para empresas que ainda relutam em estar no digital, só posso dizer: ‘É um caminho sem volta’”, avisou a gerente do Sesc Taquara.
Entidade projeta dar sequência às palestras
Os encontros promovidos pelo Sindilojas VRP já são consagrados, mas não ocorriam de forma presencial desde o início da pandemia de covid-19. Assim, a reunião da última quinta-feira, 31, atraiu inúmeros empresários para assistir à primeira palestra de 2022.
O presidente da entidade, Mauro Spode, explicou que os encontros servem para trazer o associado para mais perto, assim como os não associados, que podem participar das ações. “Todos são bem-vindos para essas palestras, que são gratuitas e abertas para todo o setor”, enfatizou, ressaltando que a comissão que trata desses encontros já está preparando os próximos.