Início Especiais Dia Nacional dos Animais: “Eles têm amor incondicional e não fazem mal...

Dia Nacional dos Animais: “Eles têm amor incondicional e não fazem mal para ninguém”

Divulgação/RJ
Veterinária Manuela: “Os animais merecem nosso cuidado e respeito”

A data nacional dedicada aos animais serve para lembrarmos os cuidados que devemos ter com os bichinhos. Eles não falam, mas expressam no olhar o que sentem. Para a veterinária Manuela Oliveira Hammes, da Clínica Veterinária Pet Boulevard, de Santa Cruz do Sul, o dia 14 de março é de suma importância. “Mostra que eles também são seres vivos e que merecem ter respeito. Que todos os dias sejam deles, assim como comemoramos o Dia das Mulheres. E, principalmente, que neste dia possamos olhar para as castrações e diminuir as procriações. Pensar que eles são seres iluminados e que vieram para nos ensinar muitas coisas, que têm amor incondicional e não fazem mal para ninguém, nos trazem benefícios em todos os aspectos”.


Os animais servem de terapia para muitas pessoas e também para troca de convivência entre as crianças, frisa a veterinária. “Auxiliam as pessoas em tratamentos psiquiátricos e psicológicos com exemplo de amor. Casais que não podem ter filhos dedicam atenção aos bichinhos, adotam ou adquirem. Até servem de companhia para os idosos”, ressaltou a veterinária. “Devemos também mostrar às crianças, desde bebês, como se trata os animais. Ensinar a elas que não se deve puxar o rabo dos bichinhos, não morder, puxar os pelinhos deles, devemos respeitar e cuidar”.


A médica contou que tem um cãozinho sem um olho, alvo de muito preconceito entre as pessoas. “Os animais não se importam por ter uma deficiência, não ligam se ficarmos tentando entender como eles enxergam com um olho só ou caminham em três patas. Por isso, as crianças devem ter a convivência com os animais, o que se traduz em um crescimento saudável, aprender a ver as diferenças e respeitar o próximo, nem que esse seja um animalzinho. Também saber os limites dos pets quando são apertados ou beliscados. Assim é o exemplo também com as pessoas. Os animais ensinam muito sobre o cuidado e o amor incondicional”.


A veterinária ainda salienta que se deve ter o mesmo carinho dedicado aos animais quando nasce um filho. “A família não deve deixar de lado os bichinhos de estimação. Os animais agregam e são da família e não devem ser descartados. Existem histórias tristes de famílias que descartam os pets por não conseguirem uma convivência saudável. Por isso, deve-se ensinar a criança, que aprende de forma rápida. Elas são puras, assim como os animais”.
Este dia é muito importante para refletirmos que os animais têm sentimentos, destacou. “Merecem nosso respeito e nosso cuidado. Não são copos descartáveis e móveis velhos colocados no lixo. O abandono é muito triste. Quando há mudança, devemos ter espaço para os pets também. Todos vacinados, crianças, idosos e animais podem conviver perfeitamente. Tudo isso se traduz em benefícios”, finalizou.

Ana Souza
[email protected]