Lavignea Witt
O Hospital Ana Nery, tradicional instituição de saúde de Santa Cruz do Sul e que também atende outros 49 municípios na região, está com obras de ampliação do seu centro cirúrgico, iniciadas em 2021. A construção foi tema de entrevista coletiva na última quarta-feira, 9, com o diretor-executivo da casa, Gilberto Antonio Gobbi, e coordenadora de Captação de Recursos, Simoni Gollmann, além de outras autoridades e convidados.
“Nós assumimos uma ousadia de construir um centro cirúrgico com seis salas. Na verdade, no total, ficaram 11. Eram salas pequenas e nós queremos deixá-las grandes para poder fazer qualquer tipo de cirurgia e claro que isso demanda investimento e esforço de todos nós”, declarou Gobbi. A construção visa aumentar a infraestrutura do hospital na área das intervenções cirúrgicas. “Hoje, nós temos duas salas que a gente consegue fazer pequenos procedimentos e com as 11 salas novas será possível realizar qualquer tipo de intervenção. Precisamos disso porque há cirurgias que demandam aparelhos e equipes grandes”, explicou.
Além de oferecer novos espaços para procedimentos, a instituição também está investindo em uma sala de recuperação de 25 leitos. O novo espaço, de acordo com Gobbi, é um diferencial do hospital, onde haverá investimentos em equipamentos e sistemas de climatização mais modernos.
GASTOS
O diretor explicou que, para a construção dessas áreas, apenas a captação financeira própria da instituição não é suficiente para custear os gastos. “O que o hospital gera não é suficiente para construir essa obra. Concomitante a isso, entrou a pandemia. Então, todo aquele planejamento que a gente havia feito, que era um investimento em torno de RS 3 milhões, foi por água abaixo. O preço dos insumos disparou de uma forma muito forte, e o valor que nós tínhamos planejado subiu para no mínimo R$ 6 milhões”, esclareceu.
Nesse sentido, o Hospital Ana Nery está aberto a receber doações financeiras de qualquer valor e promoverá uma ação entre amigos para angariar fundos para a execução e término da construção. A coordenadora de Captação de Recursos da instituição, Simoni Gollmann, lembrou que o hospital nasceu no seio da comunidade e com ela sempre contou em todos os momentos desafiadores e importantes da sua história, e este é mais um deles.
“A ampliação do centro cirúrgico não só aumenta a capacidade do Ana Nery e a possibilidade de atendermos uma demanda reprimida que existe nos serviços de procedimentos cirúrgicos como também é mais um passo importante no sentido da sustentabilidade financeira do hospital. Então, por isso, a gente vai mais uma vez fazer um chamamento à comunidade, que sempre nos deu retorno e que sempre se sentiu parte da nossa instituição”, enfatizou.
Para isso, de acordo com a coordenadora, a equipe partirá de duas frentes. A primeira será visitar empresas e organizações que possam contribuir de alguma forma com a obra e a segunda consistirá em uma rifa ou um sorteio para garantir mais ajuda financeira ao hospital. “A gente sabe o quanto a comunidade não só gosta de ajudar como gosta de se sentir parte do que é construído. Tudo é muito importante. Vai ser uma construção com a comunidade”, frisou Simoni.
Gobbi ainda destacou que, se tudo der certo, a obra será concluída em 2022. “Por isso estamos lançando essa campanha para toda a comunidade e vamos fazer de tudo para cumprir aquilo que foi planejado, de iniciar e terminar a obra dentro deste ano. Essa é a nossa expectativa”, enfatizou.