Início Geral Bombeiros: salvamento veicular é tema de treinamento

Bombeiros: salvamento veicular é tema de treinamento

Fotos: Ana Souza
Em uma das etapas do treinamento os participantes puderam
aprender como estabilizar o veículo e retirar a vítima

Com o objetivo de qualificar ainda mais os serviços dos bombeiros, foi realizado durante toda a quinta-feira, 24, um treinamento com foco no salvamento veicular. Estiveram reunidos na sede do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) representantes de nove cidades da região, com profissionais que atuam nos 53 municípios de referência da corporação. Participaram das aulas práticas e teóricas em torno de 20 bombeiros militares, civis e voluntários oriundos de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Vera Cruz, Venâncio Aires, Cachoeira do Sul, Encruzilhada do Sul, Lajeado, Estrela e Encantado. Cinco instrutores ministraram o treinamento que foi dividido em três oficinas com simulação das ocorrências que são atendidas pelos profissionais.


Através de um convênio com a Receita Federal, diferente dos outros anos em que eram utilizados sucatas e restos de veículos, foram disponibilizados duas Volkswagen Amarok, uma Chevrolet S10 e um Toyota Corolla para demonstrar o que realmente acontece durante o trabalho dos profissionais que lidam diariamente com situações diversas no salvamento de vidas. Todos os veículos têm a chamada “célula de segurança” que perfaz uma área muito forte e resistente. Isso fez com que o trabalho fosse o mais próximo da realidade. Ainda, foi firmado um convênio com o Detran que também repassa para os treinamentos dos bombeiros veículos em bom estado.

Atendimento Pré-Hospitalar também fez parte da aula prática

A primeira oficina “Estabilização” focou em deixar o veículo estável e na organização do espaço de trabalho. Após, com o uso de diversas ferramentas, verificou-se se a pessoa acidentada estaria segura com o veículo travado por completo e feita a ação de “Abertura de Espaços”. Nessa ação, com a suposta vítima ainda no interior do carro, foi utilizado o desencarcerador para cortar portas, metais danificados e tetos. Ao final dos procedimentos, foi realizada a última oficina, “Atendimento Pré-Hospitalar” ou “APH”. Nessa última ação, foram repassados todos os cuidados necessários para o atendimento da pessoa socorrida, por meio da estabilização. A vítima, que deve ser colocada em uma maca, é levada ao hospital para os devidos atendimentos.


Cada oficina teve duração de duas horas para o aprendizado. No final, foi realizado todo o procedimento de forma completa, com todas as três oficinas simultâneas no atendimento.


Sempre que possível, segundo o subcomandante do 6º BBM que coordenou a ação, major Joel Dittberner, os treinamentos são realizados para qualificar o trabalho dos bombeiros e proporcionar ainda mais segurança. “O treinamento foi de alto nível. Foram utilizados equipamentos de última geração para abertura de espaços em veículos em ótimo estado, tornando, dessa forma, a atividade muito próxima da realidade. Os bombeiros puderam colocar em prática e atualizar os conhecimentos em salvamento veicular, desde a chegada na ocorrência, segurança da cena, estabilização do veículo, abertura de espaços e retirada da vítima. Dessa forma, podemos concluir que o treinamento teve avaliação positiva. Ao final, temos bombeiros mais preparados para bem atender a sociedade”, salientou.