O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), da Brigada Militar, recebeu recebeu quatro veículos novos na última terça-feira. Um Corolla Cross será para uso da Agência Regional de Inteligência e Corregedoria. Um Volkswagen Virtus e duas motocicletas Honda de 750 cilindradas foram adesivadas e já estão sendo utilizadas pelos policiais do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A entrega no Country Club Santa Cruz contou com o vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), a prefeitura Helena Hermany (Progressistas), o comandante-geral da BM, Vanius Cesar Santarosa, e o primeiro secretário da Câmara de Vereadores, Raul Fritsch (Republicanos).
O Executivo e o Legislativo do município participaram da aquisição dos carros e das motocicletas com a destinação de recursos dos seus respectivos cofres. “Recebemos veículos altamente diferenciados. Santa Cruz do Sul deve ser a única cidade do Estado a ter motos neste padrão. São recursos da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal. São meios que nos auxiliarão ainda mais na segurança”, enfatizou o coronel Valmir José dos Reis, comandante do CRPO/VRP, que no começo de fevereiro passará para a reserva da BM e será o novo secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz.
O vice-governador salientou a importância da relação entre Estado e município na segurança pública. “Aqui existe uma grande integração entre as forças de segurança, que recebem um apoio grande dos empresários e dos poderes Legislativo e Executivo. Este aporte refletirá direto em mais segurança e as viaturas serão empregadas para fornecer ainda mais proteção à comunidade. E não podemos deixar de parabenizar o coronel Reis pelo excelente serviço prestado por 35 anos à Brigada Militar. Já sai aposentado e com emprego”, falou, descontraído, Ranolfo Vieira.
CONSELHO SUPERIOR
Ainda na segunda-feira, 24, na sede do Sicredi, às margens da RSC-287, foi realizada a reunião mensal do Conselho Superior da Brigada Militar. Durante o evento, foram destacadas a redução dos indicadores criminais e o planejamento para este ano no Estado e no Vale do Rio Pardo. A corporação é dividida em 16 regiões e cada uma tem ao menos um coronel, sendo no total 24.
“O evento é uma troca de boas práticas e a demonstração das atividades realizadas. Em 2021 tivemos a redução em torno de 35% dos crimes contra a vida, além da queda de 50% em roubo de veículos e a bancos, que tiveram redução de 90%. Tudo isto se deve à formação de uma base que é a integração, inteligência dos policiais e investimento qualificado, como o caso do recebimento das novas viaturas. A redução dos indicadores criminais no Vale do Rio Pardo é destaque no Estado, sendo a que mais diminuiu os índices”, comentou o comandante-geral Vanius Cesar Santarosa.
Ana Souza