O Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, comemorou no último fim de semana mais uma conquista no xadrez. A aluna Maria Eduarda Tischler Lema Garcia, de apenas 7 anos, se consagrou campeã do maior campeonato Sul-Americano de xadrez, o tradicional torneio internacional Floripa Chess Open, em Florianópolis. “Estamos muito felizes e orgulhosos da enxadrista Maria Eduarda, que estreou na competição e mostrou muito esforço e dedicação. Nossos alunos participam de diversas competições e graças aos esforços de todos os envolvidos, conseguem alcançar resultados de destaque”, salienta o diretor Geral do Mauá, Nestor Raschen.
Conforme o técnico de Xadrez do Colégio Mauá, Flávio Schedler, com a conquista, Maria Eduarda foi selecionada para a equipe de Jovens Talentos do Xadrez Brasileiro (JTXB) para competir com diversos prodígios do Brasil contra federações internacionais. Ela também se prepara para o campeonato brasileiro na volta às aulas. Na análise do técnico, o torneio foi incrível, a aluna disputou cinco partidas em um forte grupo sub 08, vencendo três jogos e perdendo dois contra os favoritos. “Treinamos por quatro meses, além de encontros on-line nas férias. Este torneio tem o maior nível de dificuldade do calendário nacional”, avaliou.
Além do técnico, Maria Eduarda foi acompanhada pelos pais na competição. “Estamos muito felizes, os adversários eram muito experientes e com pontuação internacional, não esperávamos um resultado tão positivo em sua estreia”, aprovou o pai, Eduardo Vandré Oliveira Lema Garcia. A mãe, Tiana Willig Tischler, era só alegria. “Estamos muito orgulhosos, nossa corajosa deu show de dedicação e garra”, comemorou. O evento seguiu todos os protocolos de prevenção à Covid-19 e contou com mais de 500 participantes, de países como Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Estados Unidos, Venezuela, Bolívia, entre outros.