Pela primeira vez ao participar da grande final do Xadrez nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), os alunos do Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, conquistaram o 1º lugar geral do maior campeonato escolar gaúcho. Os estudantes Arthur Frantz Levermann, Manuela D’aló Mença, Alexandre da Costa Durigon, Alexandre Kraether Genehr, Bernardo Frantz Levermann e Arthur da Costa Durigon receberam as medalhas e o troféu de Melhor Escola do Estadual de Xadrez Escolar, que foram enviados pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) via correios.
O diretor Geral do Colégio Mauá, Nestor Raschen, recebeu o troféu das mãos dos estudantes e organizou uma pequena homenagem aos campeões na Sala de Troféus do educandário santa-cruzense. “Essa premiação é muito importante, pois ela representa que os alunos continuaram os treinamentos mesmo em tempos de pandemia. Todos estão de parabéns pela dedicação e empenho”, destacou o diretor. Ao todo, os jovens competidores ganharam oito medalhas: três de ouro, duas de prata e três de bronze. A soma resultou no título de Melhor Escola do Estadual de Xadrez Escolar.
A grande final aconteceu no dia 5 de dezembro, em formato on-line, com a participação de aproximadamente 800 jogadores. Toda a competição ocorreu em uma jornada de quase cinco meses de programação. Conforme o técnico de Xadrez do Colégio Mauá, Flavio Schedler, com esta conquista, o educandário se credenciou para competir na Copa Sul Americana Online de Xadrez Escolar, sediada pela Federação Peruana em 2022. “A nossa equipe não sentiu a pressão de chegar pela primeira vez na Final Estadual. Alguns atletas relataram que poderiam continuar jogando por mais tempo, mesmo quando o cronômetro de duas horas ‘zerou’”, salientou o técnico.
Confira as classificações dos alunos do Colégio Mauá:
Mirim
Arthur Frantz Levermann – Campeão
Manuela D’aló Mença – 8º Lugar
Alexandre da Costa Durigon – 5º Lugar
Infantil
Alexandre Kraether Genehr – 3º Lugar
Bernardo Frantz Levermann – 5º Lugar
Juvenil
Arthur da Costa Durigon – 3º Lugar