Início Geral Coronel Fernando Barcellos da Rosa recebe título de Cidadão santa-cruzense

Coronel Fernando Barcellos da Rosa recebe título de Cidadão santa-cruzense

Foto: Jacson Miguel Stülp

Numa proposição do vereador Francisco Carlos Smidt (PSDB) foi realizada sessão solene em homenagem ao Coronel Fernando Barcellos da Rosa. Ele nasceu em 4 de julho de 1975, em Santa Maria (RS), sendo filho do capitão do quadro auxiliar de oficiais Valmiro Alves da Rosa e de Sirlene Barcellos da Rosa.

O homenageado incorporou as fileiras do Exército em 15 de fevereiro de 1992, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP). Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 30 de novembro de 1996, sendo classificado no 7º Batalhão de Infantaria Blindado, em Santa Maria.

Exerceu as seguintes funções e comissões:  foi comandante de Pelotão de Fuzileiros Blindados e Instrutor do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 7º BIB, de 1997 a 1999; instrutor do Curso de Infantaria da AMAN, de 2000 a 2003; oficial de Inteligência, oficial de Pessoal, comandante da Base Administrativa e instrutor Chefe do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva – NPOR do 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel, de 2005 a 2011; observador Militar da Organização das Nações Unidas – ONU, no Sudão, em 2008; comandante da 12ª Companhia de Guardas, em 2011 e 2012, oficial de Inteligência e Oficial de Logística da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, em 2015; instrutor da Escola de Comando e Estado Maior do Exército Paraguaio, Assunção – Paraguai, em 2017; comandante do Curso de Infantaria da AMAN, em 2018 a 2019.

Possui os cursos militares de formação de Oficiais da Arma de Infantaria, AMAN, em 1996, curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, EsAO, em 2004, curso de Comando e Estado-Maior do Exército, ECEME , 2014; curso de Estado Maior Conjunto, Escola Superior de Guerra, 2015; curso do Comando e Estado-Maior no Exército, ECEME do Paraguai, 2017.

Ainda é especializado em Bases Geo-históricas para formulação Estratégica pela ECEME; mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de oficiais; mestre em Ciências Militares pelo Comando dos Institutos Militares de Ensino do Exército da República do Paraguai.

 Foi condecorado com a medalha Militar de Prata, a medalha do Pacificador, a medalha Marechal Trompowsky, a medalha do Serviço Amazônico com Passador de Prata, o distintivo de Comando Prateado, a medalha do Sexagenário da Policia do Exército no Brasil, a medalha honorífica da escola de Comando e Estado-Maior do Exército da República do Paraguai, a medalha das Nações Unidas UNMIS – Sudão.

Barcellos foi promovido ao posto atual de Coronel em 30 de abril de 2016. É casado com Fernanda Borowsky da Rosa e possui duas filhas, Julia Borowsky da Rosa e Manuela Borowsky da Rosa. À frente do Comando do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, o Coronel Barcellos mais uma vez ratificou o seu alto quilate pessoal e profissional.

Além de manter o permanente adestramento da tropa, destacou-se de forma muito positiva e decisiva no enfrentamento da pandemia da Covid-19, nas mais diversas oportunidades, reafirmando a perfeita integração do batalhão com a comunidade santa-cruzense.