Luciana Mandler
[email protected]
Para começar o ano de 2022 com novos sentidos à vida, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) já apresenta o calendário do próximo ano. Já está disponível para quem quiser adquiri-lo, no valor de R$ 10. O calendário 2022 pode ser retirado na sede da entidade e alguns pontos do comércio, a exemplo da Central Chaves.
O valor é simbólico e servirá para auxiliar na arrecadação de fundos para a Apae, que hoje atende mais de 500 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, conforme a assessora de comunicação, Aline Joseana Kramer.
Ainda de acordo com Aline, a organização e produção do calendário foram muito boas de fazer. “É um calendário de um ano que estamos ressignificando muitas coisas, que estamos tentando ao novo normal, a essa nova rotina”, explica. “Os nossos usuários, assistidos e alunos voltaram para nossa Apae, e agora nossa entidade está super alegre, divertida e a gente quis transformar o calendário de 2022, ano para dar novos sentidos à nossa vida”, completa.
Para isso, a cada mês, um usuário da Apae veste uma camiseta com uma palavra que traz uma mensagem. “Queremos fazer com que as pessoas se inspirem a cada mês”, sublinha. “Nossos atendidos foram fotografados para este calendário, utilizando camisetas de cores bem alegres e cada camiseta traz uma palavra bastante significativa para pensarmos nelas”, adianta.
O mês de janeiro, por exemplo, começa com a palavra Esperança. “Para que tenhamos esperança ao longo do ano todo”, aponta Aline. “Em agosto, marcando o Agosto Laranja, temos uma foto com o Maicon, que é um dos nossos atendimentos pela assistência social. É uma foto bem representativa, pois ele tem baixa visão, é negro, está um pouco de sobrepeso e está com a palavra Inclusão”, exemplifica. “Temos a palavra Amor, Gratidão no último mês do ano. Cada mês é uma palavra que inspira as pessoas a repensarem um pouco mais e transformarem cada mês numa possibilidade, fazer novos sentidos para cada mês que passa”, frisa.
Embora o calendário tenha sido pensado e construído na Apae, a entidade conta com ajuda de diversos parceiros. O design gráfico ficou por conta da Agência Elefante, que desenvolve todos os materiais de divulgação de forma voluntária. As fotos foram feitas pela Luisa Pretzel, da Pretzel Fotos & Produção Digital. “Foi um momento muito legal, de tirar as fotos, de levar eles para um estúdio fotográfico, pois muitos deles nunca tinham ido”, recorda Aline. “Nós produzimos geralmente as fotos na Apae e pensamos em dar algo diferente para eles. A Lú topou e fez com que esse momento fosse inesquecível para todos eles”, agradece.
Para Lú Pretzel, que pela primeira vez ajudou a entidade na produção das fotos, foi gratificante. “Tenho o costume de que, quando posso ajudar uma entidade, sempre faço. Meu pai me ensinou muito isso, de estender a mão para o próximo”, comenta. “Quando a Aline veio me procurar, marquei uma reunião com ela para saber exatamente qual era a ideia, o que eles estavam pensando, o que tinham de conceito para o calendário. Conversando foram surgindo ideias”, conta a fotógrafa de como tudo aconteceu.
“Eu sou apaixonada pela fotografia, pelo que ela pode fazer na vida das pessoas. Pra mim, a fotografia transforma as pessoas. Eu faço o meu trabalho, tenho essa missão de viabilizar isso, de transformar a vida das pessoas através dessa ferramenta, meu olhar diz muito sobre isso. Quando a Aline falou que precisava de parceria, logo disse sim, pois como disse antes, meu pai ensinou muito isso, de estender a mão para o próximo. E nossa missão aqui na terra é servir ao próximo, é a gente fazer o bem para o próximo. Fazendo o bem para o próximo, estamos nos fazendo bem”, reflete.
Para Luisa e sua equipe, não foi nada difícil levar alegria para os atendidos da Apae no momento das fotos. “Isso é nosso dia a dia, vivemos isso no estúdio. Temos essa missão de levar alegria para todos aqueles que entram aqui no nosso estúdio, de fazer com que se sintam bem”, destaca. “Não é um trabalho para a gente, fizemos porque vivemos isso, é o nosso propósito, nossa maneira de viver aqui dentro, que é fazer com que o próximo se sinta bem, se sinta em casa, e não foi diferente com eles”, alegra-se.
Para finalizar, Luisa Pretzel diz que contribuir para a Apae foi um aprendizado muito grande. “Foi uma grande honra, porque receber essas pessoas, esses anjos, esses amores aqui, nos fez aprender muito”, aponta. “Foi muito bom viver isso com eles e fazer com que eles sintam essa alegria, essa transformação que vem de dentro, com a fotografia, com a energia que temos no estúdio. Foi muito gratificante para mim e toda a equipe aqui do estúdio e todos que se envolveram”, conclui.
Além de parceiros para a criação do design gráfico e fotografia, a Apae contou com patrocinadores do calendário, entre eles Cia da Limpeza, Super Gelada, Central Chaves Moraes, Salão de Beleza Studio Estética Phoenix, Lupa Gráfica.
VALORIZAÇÃO
Para os atendidos da Apae, esse momento foi de alegria. Segundo a assessora de comunicação, Aline, cada um deles teve um dia inesquecível. “No mês de março, à Letícia que é uma jovem menina que tem síndrome de down, proporcionamos um dia diferente. Ela está no mês de março, onde ela é nossa girl power. Levamos ela no salão Cabelo e Arte, onde as meninas fizeram cabelo e maquiagem”, conta. “Ela estava se sentindo a super modelo. E para ela foi super bacana de ir para o salão, se arrumar e fazer essa produção de fotos”, diz.
Segundo Aline, os atendidos da Apae se sentem valorizados e especiais, pois eles adoram se ver no calendário, adoram aparecer, eles são artistas. “Temos o Jardel, ele está com a palavra Empatia. Dá pra ver nos olhos dele o brilho de estar aparecendo, eles têm orgulho disso e isso é muito gratificante”, finaliza.