A Secretaria da Agricultura de Santa Cruz do Sul comemora a concretização de um importante projeto. Ocorreu, na tarde dessa sexta-feira (05/11), a entrega da primeira carga de aipim da Coopersanta à Excelsior Alimentos. A parceria foi firmada em abril deste ano.
O negócio entre ambas prevê a compra, pela empresa, de aipim in natura, descascado, congelado e embalado para consumo, produzido por agricultores cooperados. A relação começou a ser gestada em abril, quando o secretário da Agricultura, Hardi Lúcio Panke, promoveu encontro entre ambas as partes. Ele comemorou o ato. “Os produtores já possuem a tradição da produção e a Excelsior agrega sua capacidade de venda”, analisou.
O vice-presidente da Coopersanta, Oneide Junkherr, comemorou a efetivação do negócio. A cooperativa está no quarto ano de produção de aipim e tem buscado ampliar os parceiros para a comercialização de seus produtos. “Assim, agregamos mais renda aos produtores rurais cooperados”, comentou. Por tratar-se de um projeto-piloto, o fornecimento inicial está estipulado em 1000 quilos/mês, com expectativa de chegar a 5000/mês. Diretor da Excelsior, Luis Carlos Motta Nunes ressalta que a empresa valoriza a oportunidade de estabelecer negócio com produtores locais. Ele explica que, inicialmente, o aipim estará disponível em até 10 mil pontos de venda distribuídos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Representante da Emater, o extensionista rural Edson Paulo Mohr salientou que iniciativas como esta realizam um importante ciclo, levando o produto da lavoura até o consumidor final.