O vereador Raul Fritsch (Republicanos) usou a tribuna para destacar que participou de uma reunião no Posto de Saúde Cohab Renascença com a secretária da Saúde, Daniela Dumke, na qual foram debatidas algumas demandas para melhorar o atendimento à população.
Ele ressaltou que foi solicitada a presença de mais um médico no local, a fim de suprir as demandas da comunidade. Segundo Fritsch, a unidade de saúde atende três bairros – Germânia, Renascença e Cohab/Independência -, em torno de 15 mil pessoas. “Vimos a necessidade de incrementar a equipe, já que teve um dia que o posto atendeu mais de 100 pessoas”, observou.
Raul disse que existe uma necessidade de aumento do corpo técnico, sendo que a boa notícia dada pela secretária Daniela é que está sendo feito um levantamento pelos técnicos da área da saúde, dos locais onde existe a necessidade de aumento no quadro de funcionários. Existia uma justificativa que, por causa da pandemia, não foi possível aumentar as despesas numa resolução do Governo Federal. “Mas existe a previsão de que isso se torne uma realidade no próximo ano, em especial as unidades em que há carência de profissionais. E agora poderemos suprir a demanda que existe nestes bairros”.
Ele também destacou que a Secretaria da Saúde pretende fazer um mutirão para atender a demanda reprimida na área, em horários alternativos. “Trata-se de algo que vem ao encontro da população e se coloca em dia as demandas reprimidas no Município”.