A próxima edição do Café Empresarial Online traz a trajetória vitoriosa de um empreendedor que acreditou no seu sonho e consolidou sua empresa no mercado internacional. Anderson Dick, empresário santa-cruzense, fundador e CEO Global da FuelTech é o convidado do evento virtual, promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, que ocorre nesta terça-feira (10), às 10h45, com transmissão pelas plataformas do Facebook e YouTube da entidade. FuelTech: de Santa Cruz para o mundo é o tema do encontro que terá a condução do vice-presidente da ACI, César Cechinato, e do vice-presidente Regional VRP da Federasul, ex-presidente da ACI e piloto de carros de corrida, Ário Sabbi.
Formado em Engenharia Elétrica (UFRGS), Anderson Dick fundou a primeira FuelTech em Porto Alegre, em 2003. Nesses 18 anos de atividades, marcados por muitas histórias de superação e resiliência, junto com o amigo e sócio Leonardo Fontolan, construíram um promissor negócio, que além da sede no Brasil conta com uma unidade nos Estados Unidos. Hoje, a FuelTech é referência mundial em unidade de controle do motor ou Engine Control Unit (ECUs), responsável pelo gerenciamento eletrônico de todo o veículo. Desenvolve ainda tecnologias e soluções diversas para o mercado de performance automotiva (carros de competição).
A produção é toda centralizada na sede brasileira, em Porto Alegre, com distribuição nacional e exportação para a unidade norte-americana e outros mercados de forma direta, como o restante da América do Sul e Europa.
Em 2016, a FuelTech criou uma divisão de eletrificação, fortalecida em 2019 por meio da parceria com a WEG, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo. O acordo contempla o desenvolvimento conjunto de ações em prol da eletrificação automotiva nas ruas e nas pistas, como soluções que convertam veículos com motores a combustão em elétricos.
Em 2020, os esforços a respeito da eletrificação ganharam novo impulso com a aquisição, pela FuelTech, da Energy Systems, empresa focada no desenvolvimento de tecnologias para conversão de veículos a combustão em elétricos. A meta é colocar no mercado os primeiros produtos que se valem do uso de tecnologia elétrica em 2021.
A linha de atuação da FuelTech é de manter investimentos crescentes em tecnologias capazes de atender aos motores a combustão, enquanto amplia e diversifica seu ramo de atuação.
O Café Empresarial tem o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Universidade de Santa Cruz (UNISC).