Um sentimento de muita alegria, alívio e emoção tomou conta do Parque da Oktoberfest na manhã desta quarta-feira, 04. Desde as 8h30min, é realizada em dois pontos do local a assinatura dos contratos dos futuros moradores dos loteamentos Santa Maria I e Mãe de Deus com a Caixa Econômica Federal e com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), para ligação de água nas residências.
A maioria dos contemplados no Programa Habitacional Casa Verde Amarela relatou que não vê a hora de deixar para trás uma vida em moradias precárias em áreas de risco, suscetíveis ao frio, vento e enchentes.
“Vivemos eu e mais cinco crianças na Travessa Daer, praticamente moramos dentro da água, é horrível com as enchentes. Só de não precisar se preocupar mais com isso, com o frio, já é uma nova vida”, afirmou a safrista Grasiele Juliane e Silva, 32 anos, que irá se mudar para o Mãe de Deus.
Outra que estava muito emocionada e contente era a cuidadora de idosos Daiana Graciele da Silva da Rosa, 35 anos, moradora no Beco Santa Teresa com os dois filhos, de 10 e 4 anos, e grávida do terceiro. “É uma alegria enorme, choro de faceira a todo momento. Sem mais passar frio em uma casa de madeira”.
Para a recicladora Eliete Isabel Muller, 38 anos, que vive com o esposo Edison Rodrigues, 48 anos, e os dois filhos na Travessa Krug, a mudança para a nova moradia é a realização de um sonho. “A melhor coisa do mundo”.
A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, fez questão de cumprimentar uma por uma as famílias que aguardavam para entrar no Ginásio Poliesportivo. “Dia muito especial. Esperamos com muita ansiedade, é mais um passo para a entrega das moradias. Está chegando o momento dessas famílias conhecerem o que é a dignidade”.
Força-tarefa da Prefeitura inicia remoção e entrega das casas no sábado
Na sexta-feira, 06, está prevista uma solenidade para entrega simbólica dos loteamentos. A cerimônia, que vai ocorrer à tarde, terá a participação do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
A remoção das famílias e a entrega das chaves das casas vai ocorrer de forma fracionada, a partir do sábado, 07, respeitando o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad), que prevê o desmanche das atuais estruturas e intervenção do Município no local.
A Prefeitura prepara uma grande força-tarefa, envolvendo mais de 30 servidores de diversas secretarias, além do apoio da Brigada Militar e outros órgãos. Uma reunião nesta quarta-feira, 04, no Salão Nobre do Palacinho, planejou a ação.
Confira o cronograma inicial:
07/08 – remoção de 23 famílias na área ao lado da Escola Nossa Senhora da Boa Esperança, no Bairro Santa Vitória
09/08 – início da remoção de 63 famílias na Rua das Carrocinhas, no Loteamento Beckenkamp
O restante do cronograma será divulgado pela Prefeitura nos próximos dias.