Uma área com mais de 2 mil metros quadrados em Quarta Linha Nova Baixa, no interior de Santa Cruz do Sul, vai receber um investimento privado de pelo menos R$ 5 milhões na construção de sete aviários com capacidade para até 32 mil galinhas poedeiras. O empreendimento conta com incentivos da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Agricultura, no trabalho de terraplanagem e também de melhorias no acesso até a localidade.
Aos 46 anos e natural de Morro Reuter, o avicultor Laudério Schlee, com mais de 20 anos de atuação no setor com familiares, procurava um local que oferecesse as melhores condições para iniciar o próprio negócio. Encontrou em Santa Cruz do Sul uma grande oportunidade, já que a maior parte dos ovos vendidos no comércio da cidade é produzido em outros municípios.
“Vamos atuar em todo o processo, desde a criação das galinhas poedeiras e dos pintinhos, até a embalagem e logística de entrega dos ovos nos estabelecimentos. Além de encontrar na cidade um mercado promissor, o incentivo da Prefeitura foi decisivo para nos instalarmos aqui. Pretendemos dobrar o investimento assim que possível”, disse Schlee.
Além dos aviários, o espaço terá ainda um depósito para ração, um pinteiro para criação de pintinhos e um entreposto para classificação, inspeção e embalagem dos ovos. A produção deve iniciar na metade de 2022. O incentivo da Secretaria da Agricultura por meio da Patrulha Agrícola foi aprovado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário.
Nesta sexta-feira, 30, a prefeita Helena Hermany e o vice-prefeito Elstor Desbessell, acompanhados pelo secretário da Agricultura, Hardi Lúcio Panke, pelo secretário de Obras e Infraestrutura, Edmar Hermany, e por servidores municipais e da Emater/RS, visitaram as futuras instalações do empreendimento.
“Além de auxiliar os produtores de diversas culturas já instalados no Município, também estamos sempre atentos para a prospecção de novos investimentos”, afirmou Panke.
Já a prefeita Helena Hermany destacou que a Administração Municipal será sempre parceira de empreendimentos que gerem emprego, renda e impostos. “E é muito bom saber que nossa população poderá consumir mais um item produzido aqui em Santa Cruz”.