Diego Dettenborn
Um verdadeiro guerreiro, incansável, que busca dia após dia aprendizado, aprimoramento e novos desafios. É desta forma que o santa-cruzense Maurício Big Castilho pode ser apresentado atualmente. Ele, que acumula dezenas de títulos mundiais e brasileiros no Muay Thai, escolheu os EUA para treinar e praticar o esporte que é sua paixão: a luta. Morando em Tampa, cidade localizada na costa oeste do estado norte-americano da Flórida, o lutador divide seus dias entre treinamentos na modalidade de Jiu-Jitsu e aulas como professor de Muay Thai. Além de professor na modalidade que o projetou como campeão mundial por três vezes, entre aulas e muito estudo, ele ainda tira tempo para competir. Na última semana, Castilho participou de uma das competições de jiu-jitsu mais disputadas do norte dos EUA, a “Orlando International Championship”, quando na ocasião acabou garantindo o segundo lugar na, Master 2, faixa azul.
O multicampeão que mora nos EUA desde abril, destaca a importância da competição. “Fico muito feliz em conquistar a medalha de Prata, mesmo não estando no lugar mais alto do pódio, eu fiz o meu melhor, fiz o meu máximo e saí de alma lavada após a luta. Agora é seguir os treinos, aprimorar ainda mais e corrigir o que errei. Sigo em frente, aprendendo cada vez mais”. A Orlando International Open reúne os melhores competidores da Flórida e dos EUA e é organizada pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu (IBJJF), – órgão com maior expressão dentro do Jiu-Jitsu – , responsável pelos maiores torneios da modalidade no mundo, incluindo o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, Campeonato Mundial Sem Kimono, Campeonato Pan Jiu-Jitsu, Campeonato Europeu e Campeonato Aberto de Jiu-Jitsu. “É muito significativo participar de competições deste nível e estar buscando o pódio. Poder competir em alto rendimento e trazer um resultado é muito importante. Muitas vezes a gente vai para a competição, se prepara muito, mas não consegue um bom resultado. Porém, na Orlando Open eu consegui me preparar e buscar um grande resultado.” Conta Big.
O atleta, que já foi campeão mundial de Muay Thai por três vezes, campeão brasileiro em seis oportunidades e campeão pan-americano de Jiu-Jitsu, agora busca aperfeiçoamento a milhares de quilômetros de distância da terra da cuca e da linguiça. É na Academia Márcio Cruz que ele treina diariamente e ministra aulas. “Estou buscando aprendizado na modalidade de Jiu-Jitsu, aprimoramento dentro do Muay Thai e do Kickboxing. Aqui estou expandindo as formas de exercer o aprendizado e também posteriormente ensinar”. O santa-cruzense que já havia em 2020 passado uma temporada nos EUA ainda ressalta o objetivo da troca de endereço. “Aqui vou aprimorando tudo que aprendo. Trabalho também com planos de aula, em modalidades diferentes, formas de exercer o aprendizado, formas de ensinar e assim poder crescer ainda mais. Sempre buscar um aprendizado maior dentro da minha modalidade e dentro de outras”.
Planos
Na Flórida Big segue sua rotina diária com agenda repleta de aulas e também treinamentos. O atleta agora mira o Pan-americano de Jiu-jitsu, que ocorre do dia 1º ao dia 5 de setembro na cidade de Kissimmee, no coração da Flórida. “O objetivo é participar do maior número de competições possível, trazendo assim um maior número de resultados, que consequentemente aumentam minha experiência profissional e pessoal”. Conta o multicampeão.