Início Geral Calçadão: Empresa vencedora será conhecida em duas semanas

Calçadão: Empresa vencedora será conhecida em duas semanas

Executivo Municipal projetou retomada da obra para junho, mas processo de licitação atrasou

Ricardo Gais
[email protected]

Obras iniciaram em junho de 2020. – Foto: Ricardo Gais / Arquivo

O projeto que promete dar uma nova cara para a Rua Marechal Floriano, no Centro de Santa Cruz do Sul, ainda não tem previsão para ficar pronto. A obra foi iniciada em 26 de junho do ano passado, no governo Telmo Kirst (IM), com prazo de conclusão do projeto inicial marcado para oito meses, o que acabou não ocorrendo.

Foram duas empresas que se habilitaram para a licitação, uma de Porto Alegre e outra de Teutônia, informou o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Orçamento, Elstor Desbessell. O processo licitatório agora segue as etapas necessárias e a previsão é de que o trâmite seja finalizado em duas semanas, quando deve ser conhecida a empresa vencedora que retomará as obras no Calçadão. Segundo Elstor, o prazo para finalização das intervenções na Rua Marechal Floriano será analisado após a assinatura do termo e início da obra. “Só assim será possível fazer essa avaliação”, disse.

Após o início das intervenções, em 2020, pela então empresa que realizava as obras, a Progetto Sul Ltda, de Lajeado, vários problemas impediram a conclusão do serviço, entre eles a lentidão na execução dos trabalhos, sendo que o Ministério do Público, após pedido dos comerciantes da área, interviu o trabalho. Em dezembro desse ano, Carlão Smidt (PSDB), que assumiu por 11 dias o Executivo Municipal, disse que iria romper o contrato com a empresa de Lajeado. Quando a prefeita Helena Hermany (PP) assumiu em janeiro, o contrato foi oficialmente desfeito.

A partir de então, a Secretaria de Planejamento e Orçamento fez ajustes no projeto do Calçadão e estipulou a retomada das obras para o junho deste ano, o que também não ocorreu. Com isso, uma das previsões de conclusão das quadras entre as ruas Tiradentes e 28 de Setembro ficou para novembro deste ano.

Projeto

O projeto original previa intervenções em cinco quadras, com ampliação e revitalização. O novo projeto contempla apenas o trecho da esquina com a Rua 28 de Setembro até a esquina da Rua Tiradentes, que inclui as duas quadras já iniciadas. Essa mudança ocorreu em razão da intenção de a Prefeitura entregar a obra, que tem o valor de licitação em R$ 3.058,558,12, até o final de novembro.

Ajustes relacionados à drenagem também foram feitos, como o reforço de mais tubulações. O restante das intervenções permanece o mesmo, como ampliação do passeio público, canteiros maiores para as tipuanas, espaço para bares e restaurantes colocarem mesas e cadeiras, além de bancos e um pergolado de madeira em frente ao Palacinho.