De autoria da vereadora Bruna Molz (Republicanos) foi aprovado pelo Legislativo por unanimidade, na sessão da Câmara de segunda-feira, 12, o projeto que dispõe sobre a presença de doulas na Maternidade. A própria autora apresentou uma emenda isentando o Poder Público de custos em relação à contratação das doulas. Agora, o Executivo precisa vetar ou sancionar o projeto para que vire lei.
Nas redes sociais, Bruna Molz celebrou a conquista. “O primeiro grande passo foi dado. As mamães usuárias do SUS podem comemorar, o projeto de lei 53/L de minha autoria, que dispõe sobre a presença de ‘doulas’ nas maternidades e hospitais públicos foi aprovado por unanimidade”.
Na publicação, a vereadora destacou sobre as vantagens das profissionais estarem presentes na hora do parto, “reduz em 50% os índices de cesárea, em 25% a redução do trabalho de parto, em 60% os pedidos de analgesia peridural, em 30% o uso de analgesia peridural, em 40% o uso de ocitocina e em 40% o uso de fórceps”, salientou.
“A atuação das doulas é muito importante para gestante e seu companheiro receberem todo apoio emocional, físico e informativo, preparando-os para o parto e pós-parto, colaborando para um parto humanizado e inesquecível. Agora aguardamos pela sanção da nossa prefeita Helena Hermany”, finalizou Bruna Molz.