A memória da formação do distrito de Boa Vista vai ficar mais viva na comunidade. A prefeita Helena Hermany anunciou nesta terça-feira, 13, em audiência com uma comitiva de moradores liderados pelo vereador Jair Eich, a construção de um quilômetro de asfalto. O trecho a ser pavimentado fica entre a Igreja Católica e a cruz cravada no local onde foi rezada a primeira missa, no ano de 1854.
Durante o encontro, do qual também participaram o presidente e o vice-presidente da comunidade, Daltro Hilbig e Daniel Hilbig, dentre outros moradores, a professora Rosane Martinez falou do significado da obra para a valorização do distrito. Ela disse que, com a pandemia, as pessoas estão procurando mais o interior e que a melhoria vai alavancar o turismo local. “Ter um acesso melhorado é fundamental para a preservação e valorização da história. As pessoas não querem grandes obras, querem lugares agradáveis”, observou.
Segundo os moradores, a implantação do asfalto será um atrativo a mais para turistas e visitantes conhecerem não apenas as belezas naturais da localidade, mas também a sua história. Até hoje, o local onde está cravada a cruz constitui-se no principal ponto de referência para as procissões anuais realizadas pelos devotos.
Atenta à solicitação, a prefeita foi enfática ao anunciar a obra. “Já falei com o secretário de obras e vocês terão sim o asfalto até a cruz”, disse. Durante a conversa a prefeita também lembrou de cidades como Gramado, reconhecida pela beleza e o capricho das ruas. “Quando o poder público passa a valorizar os espaços, a comunidade também começa a cuidar mais. E Santa Cruz tem essa característica, as pessoas abraçam as causas, são parceiras e é assim que uma comunidade progride”.