Por meio de um convênio com o escritório Dornelles & Lanzarini Advogados, de São Jerônimo, e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa), os associados do sindicato terão atendimentos na área do Direito Previdenciário. A parceria já está em vigor e os atendimentos são realizados sempre às sextas-feiras, na sede do Stifa, no Bairro Senai, em Santa Cruz do Sul.
O presidente do sindicato Gualter Baptista Júnior revela que, por meio da parceria, um novo serviço na área do Direito Previdenciário estará à disposição dos associados. “O convênio entrou em vigor no dia 1º de julho, e a ideia é oferecer o atendimento, na intenção de tirar as dúvidas e ingressar com ações como pedidos de revisão e também de aposentadorias”, explica Baptista Júnior. O parceiro escolhido é o escritório Dornelles & Lanzarini Advogados, que tem profissionais com experiência em mais de 30 anos na área do Direito Previdenciário, atuando para diversas entidades sindicas da região Metropolitana de Porto Alegre e Região Carbonífera.
O advogado Pedro Luciano de Oliveira Dornelles conta que é especialista na área, e atua há 33 anos como advogado previdenciário. “O atendimento será feito pessoalmente, pelos profissionais do escritório, com todos os cuidados e protocolos sanitários exigidos. Estamos muito otimistas com esta parceria”, revela.
O serviço faz parte da proposta da nova administração do Stifa, com foco na aproximação da instituição e dos trabalhadores, por meio da ampliação das soluções às necessidades dos associados. “O Sindicato precisa ser uma opção de recurso às necessidades do trabalhador. Esta é a nossa filosofia, e meta daqui para frente”, pontua o presidente. Segundo ele, tanto na prestação de serviços como jurídicos e na área da saúde, que são tradicionais do Stifa, precisam ser ampliados.
A prestação dos serviços jurídicos, contratados em parceria com o escritório, é destinada aos associados do Stifa. De acordo com Baptista Júnior, por meio da filiação à entidade, os trabalhadores das indústrias do tabaco e da alimentação têm acesso ao atendimento qualificado nas áreas da saúde e direito, assim como novas possibilidades que serão implementadas pelo Stifa. “A ideia é oferecer cada vez mais serviços, condição que se torna viável por meio da associação dos trabalhadores que ainda não são vinculados ao sindicato”, complementa o presidente.
Como acessar os serviços
Entre os serviços contratados estão a contagem de tempo de contribuição e serviço incluindo tempo de colônia, menor aprendiz, quartel, atividade insalubre e periculosa; concessão de aposentadoria por tempo de contribuição ou especial, de pensão cônjuge, companheira; revisão de aposentadorias e pensões; encaminhamento auxílio doença previdenciário; e concessões de aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente.
O atendimento é gratuito para sócios do Stifa e ocorre sempre às sextas-feiras, na sede do Stifa, na Rua Fernando Abott, 1212, no Bairro Senai, de Santa Cruz do Sul. O horário de atendimento, às sextas-feiras, ocorre das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30, por ordem de chegada. O telefone do Stifa é o 3056-2575.