A comemoração do Dia do Cooperativismo acontece anualmente no primeiro sábado de julho. A data também é reservada para a realização do Dia de Cooperar – Dia C, uma campanha nacional de ações de responsabilidade socioambientais que colocam em prática os valores e princípios cooperativistas e buscam transformar realidades. Em uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-RS), a Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Rio Pardo realiza uma grande mobilização de arrecadação de alimentos não perecíveis para entidades assistenciais dos nove municípios da sua base de atuação.
Neste sábado, a Sicredi Vale do Rio Pardo realiza uma carreata em Santa Cruz do Sul com a participação de voluntários de quatros agências do Município e da sede administrativa. O objetivo é conscientizar a comunidade da importância de cooperar com o próximo, principalmente neste momento em que muitas famílias sofrem com o impacto da pandemia. O percurso, que inicia às 9 horas, seguirá pela Rua Capitão Fernando Tatsch, descendo a Rua Marechal Floriano até o Parque da Oktoberfest. Após o trajeto, cinco caravanas percorrerão os bairros Verena, Santo Inácio, Avenida, Goiás, Schulz, Senai, Bom Jesus, Linha Santa Cruz, Arroio Grande, Faxinal, Ana Nery, Rauber, Esmeralda, Vila Nova, Ohland, Aliança, Bonfim, Renascença e Universitário.
Conforme a assistente de Negócios da Agência Santa Cruz Centro, Edineia Madalena Posselt, voluntária que coordena a atividade, as pessoas podem doar durante a passagem da caravana no seu bairro ou durante o mês de julho nas agências da Cooperativa e nos pontos de coleta parceiros. “Para impactar mais pessoas com os donativos será seguida a lógica de que, a cada quilo recebido, a Cooperativa vai doar mais um quilo, dobrando a quantidade de alimentos”, destaca.
O coordenador de Programas Sociais, Marco Antonio da Rocha, salienta que a Cooperativa quer fazer do Dia de Cooperar um dia histórico e transformador na vida daqueles que mais necessitam de ajuda neste momento. “A campanha de arrecadação de alimentos irá até o final do mês de julho”, ressalta. As 15 agências da Sicredi Vale do Rio Pardo já receberam doações de mais de 1,8 mil quilos de mantimentos até o momento.
Além da arrecadação de alimentos, a iniciativa vai enaltecer o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nos outros municípios de atuação da Sicredi Vale do Rio Pardo – Venâncio Aires, Vera Cruz, Rio Pardo, Passo do Sobrado, Vale Verde, General Câmara, Sinimbu e Herveiras – a campanha ganha reforço dos colaboradores das agências e dos estudantes das cooperativas escolares.
Pontos de coleta das doações:
Agências da Sicredi Vale do Rio Pardo: Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Rio Pardo, Passo do Sobrado, Vale Verde, General Câmara, Sinimbu e Herveiras
Mais informações: Marco Antonio da Rocha – (51) 9 8060-5324
Coworking nas agências para empreendedores
Como uma tendência, a Sicredi Vale do Rio Pardo aposta nos ambientes de trabalho compartilhado como forma de proporcionar grandes oportunidades para os empreendedores. O Coworking Sicredi, que foi lançado no mês de maio, nas agências Venâncio Aires Centro e STR, tem como objetivo auxiliar os associados para que façam os melhores direcionamentos dentro de seus negócios e comunidade na qual estão inseridos. A partir desta semana, o espaço gratuito também está disponibilizado nas agências de Santa Cruz do Sul – Afubra, Centro e Arroio Grande.
Em um primeiro momento, o coworking é utilizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), parceiro de diversas ações para os associados. O espaço é aberto a todos os empreendedores ou para quem possui pretensão de empreender. Como um projeto-piloto, um especialista do Sebrae fica à disposição nas agências para conversar sobre empreendedorismo e tudo que faz parte do mundo dos negócios. Em Venâncio Aires, os atendimentos acontecem nas terças-feiras de manhã na agência Centro e durante a tarde na STR, com o consultor do Sebrae, Ademir Ewald. “Em pouco mais de um mês, já foram realizados em torno de 20 atendimentos”, destaca a gerente de Negócios Pessoa Jurídica, Juliana Schonardt Arenhardt.
O associado Vinicius Brixius, sócio e gerente da Casa da Luz, foi um dos atendidos no Coworking em Venâncio Aires. “Vejo a parceria formada entre o Sicredi e o Sebrae de disponibilizar um canal de atendimento mais próximo ao associado muito importante. Fazendo isso, a Sicredi possibilita o desenvolvimento das empresas locais, auxiliando na sua expansão e desenvolvimento, através da capacitação da empresa para que ela evolua e, dessa forma, contribua para o desenvolvimento econômico do Município e da região”, salienta.
O Coworking Sicredi poderá ser utilizado pelos demais parceiros da instituição e, futuramente, será disponibilizado como um escritório de negócios para negociações e conversações entre associados. Além da consultoria com o Sebrae, os interessados também poderão agendar um horário para conhecerem um pouco mais o ambiente, as demais parcerias que a Cooperativa possui com outras instituições, o sistema Sicredi e os diferenciais cooperativos. Em Venâncio Aires, as agendas de reuniões de julho estão fechadas. Novos agendamentos somente para o mês de agosto, através dos fones das agências (51) 3741-4557 (Centro) e 3741-4552 (STR).
SANTA CRUZ
Os agendamentos em Santa Cruz do Sul podem ser feitos a partir desta semana pelos fones (51) 3713-9100 (Centro), 3719-6358 (Afubra) e 3719-1900 (Arroio Grande). Nas agências santa-cruzenses, os atendimentos acontecem nas terças-feiras à tarde, com a presença da técnica do Sebrae, Silmara Dutra da Rosa. Em breve, o espaço estará à disposição nas outras agências da Sicredi Vale do Rio Pardo de forma itinerante.