Início Esportes Santa Cruz confirma retorno para a Divisão de Acesso em 2022

Santa Cruz confirma retorno para a Divisão de Acesso em 2022

Jogadores, comissão técnica e diretoria comemoram a volta do Santa Cruz para a Divisão de Acesso – Crédito: Tiago Mairo Garcia

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

O objetivo foi alcançado. Na manhã deste sábado, 26, embaixo de muita chuva, o Futebol Clube Santa Cruz lavou a alma e confirmou o seu retorno para disputar a Divisão de Acesso em 2022. Jogando com a vantagem do empate após vencer o primeiro jogo disputado na quarta, 23, na fronteira, o galo soube usar o regulamento e obteve o resultado necessário diante do São Borja, em partida disputada no gramado encharcado do Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul. O confronto foi prestigiado pela prefeita Helena Hermany, que é conselheira do Santa Cruz, acompanhada do filho e vereador, Henrique Hermany, que também é integrante do conselho carijó, com ambos acompanhando a partida nas sociais do Estádio dos Plátanos. Em uma das cabines também estava o Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsmann, prestigiando a partida.

Precisando da vitória por um gol para levar a decisão para os pênaltis ou por dois gols para conquistar a classificação, o São Borja se lançou ao ataque desde o início da partida. Em razão da forte chuva, muitas poças de água se formaram no gramado, fazendo com que o jogo tivesse um maior contato físico e muitos lançamentos para área como chance de gol. Com uma atuação segura, o goleiro Diego Duarte, do Santa Cruz, demonstrou segurança e coragem nas intervenções mesmo com a bola molhada, com o goleiro conseguindo segurar todas as bolas alçadas para a área sem dar rebote. Na melhor chance do Santa Cruz, Juliano Fogaça avançou em velocidade pela esquerda e dentro da área, foi interceptado pelo zagueiro do São Borja, com o atacante caindo na área, mas o árbitro Eleno Todeschini mandando o jogo seguir.

As emoções ficaram para o segundo tempo. Aos 10 minutos, Chiquinho cobrou falta da intermediária, o goleiro Samuel, do São Borja, saiu errado do gol e a bola sobrou para o atacante Laion, que colocou por cobertura para fazer 1 a 0 para o Santa Cruz. Cinco minutos depois, o São Borja chegou ao empate. Após falta cobrada na área por Diego Torres, o lateral Wellington escorou de cabeça e Matheus Paulista apenas empurrou para o gol, sem chances de defesa para Diego Duarte, empatando a partida em 1 a 1.

O gol de empate deu esperanças ao São Borja, que partiu em busca da virada, com o time da fronteira passando a pressionar. Já o Santa Cruz se fechou na defesa e contou novamente com Diego Duarte, que realizou duas grandes defesas em chutes de Willian e Douglas Alemão, evitando o que seria o segundo gol da equipe da fronteira, que levaria a decisão para os pênaltis. O goleiro do galo também contou com a sorte em cobrança de falta frontal de Thiaguinho que acertou a trave. No final, o Santa Cruz teve a chance do gol com o centroavante Nena, que recebeu passe de Pepeto e na cara do gol, perdeu a chance após a bola parar na poça de água. O Santa Cruz segurou o resultado e com o apito do árbitro, pode, enfim, comemorar o retorno para a Divisão de Acesso e a vaga na final da Segunda Divisão Gaúcha contra o Gaúcho, de Passo Fundo, que venceu o Rio Grande por 2 a 0 na Arena BSBios, em Passo Fundo e garantiu a outra vaga na final e na Divisão de Acesso.

DIEGO DUARTE, O PAREDÃO DO GALO NOS JOGOS DECISIVOS

Goleiro Diego Duarte com o preparador de goleiros Cristiano Amaral. Goleiro entrou no time após lesão de Luiz Carlos e com grandes defesas, foi um dos responsáveis pelo acesso do Santa Cruz – Crédito: Tiago Mairo Garcia

Após a partida, os jogadores, comissão técnica e dirigentes do Santa Cruz comemoram a classificação na lama do gramado dos Plátanos. foi feito um circulo onde o capitão Luiz Henrique e o atacante Juliano Fogaça, que são santa-cruzenses, agradeceram ao grupo de jogadores pela entrega em campo para superar as adversidades e conquistar a vaga na Divisão de Acesso, principal objetivo do clube. Após, todos realizaram a tradicional oração de agradecimento. Em entrevista concedida ao Riovale Jornal, o goleiro Diego Duarte, um dos destaques da partida, destacou a sua alegria e fé pela conquista. “Estou feliz de poder ter contribuído com esse clube, que tem um grupo de jogadores maravilhosos e poder colocar o Santa Cruz de volta na Divisão de Acesso”. Sobre a responsabilidade de substituir Luiz Carlos nos jogos decisivos, o goleiro destacou o trabalho realizado no dia-a-dia como fundamental para ter sucesso nas partidas contra Novo Horizonte e São Borja. “O Luiz Carlos é um cara espetacular e me ajudou muito. Fiquei triste com a lesão dele, mas no dia-a-dia a gente trabalha como se fosse jogar. Temos esse foco diário e com apoio da família e a confiança da comissão técnica, a oportunidade surgiu e conseguimos alcançar o objetivo, sendo uma conquista de todos”. Sobre a final com o Gaúcho, de Passo Fundo, o goleiro destacou novamente o foco em busca do título. “Agora é comemorar, pois é merecido esse acesso e já pensamos na final, onde teremos que focar para buscar esse título”, finalizou o goleiro.

“SENSAÇÃO DE ALÍVIO”, DESTACA WILLIAM CAMPOS

Técnico William Campos salienta que acesso é merecimento pelo trabalho realizado pelo clube – Crédito: Tiago Mairo Garcia

O técnico William Campos destacou o seu alívio com a conquista do acesso, principal objetivo do Santa Cruz. O treinador valorizou o trabalho realizado desde o dia 25 de janeiro onde todos os atletas sabiam que essa era a principal meta a ser alcançada pelo clube. “Sabiamos que seria uma competição difícil por tudo que vimos nessa caminhada. Trabalhamos muito e o time chegou preparado para este momento”, salientou. Sobre o jogo disputado com o São Borja novamente embaixo de muita chuva, o treinador salientou que a equipe precisou se adaptar para conseguir o resultado. “O campo estava praticamente impraticável para o futebol, mas soubemos jogar o jogo e como tinhamos a vantagem, conseguimos aproveitar. Fizemos um gol e logo tomamos um gol, que fez nós sofrer um pouco. Novamente o Diego Duarte fez uma grande partida, sendo fruto do trabalho, mas também tem momentos que tivemos um pouco de sorte que acompanha quem trabalha e então essa conquista foi merecimento e estou feliz pelo resultado que conquistamos para o clube”. Ao finalizar, o treinador projeta jogos difíceis contra o Gaúcho na decisão da segundona. “O Gaúcho é uma grande equipe e também mereceu o acesso, pois há dois anos vem fazendo um ótimo trabalho. Serão dois grandes jogos e torcemos para que tenha condições de jogo, pois são duas equipes que propõe um futebol mais técnico, sendo o confronto dos dois melhores times que subiram para a Divisão de Acesso”, finalizou o treinador.

Laion (de frente) marcou o gol do galo no empate em 1 a 1 com o São Borja, resultado que garantiu o Santa Cruz na Divisão de Acesso em 2022 – Crédito: Tiago Mairo Garcia

“OBJETIVO DO ANO ALCANÇADO”, DESTACA PRESIDENTE TIAGO RECH

Emocionado com a conquista, o presidente do Santa Cruz, Tiago Rech, destacou que a subida para a Divisão de Acesso, principal objetivo do ano para o clube, foi alcançado. “Era o nosso principal objetivo. Também gostáriamos de ter passado na Copa do Brasil e ter vencido a Recopa, mas reconhecemos o nosso tamanho e que estamos trabalhando aos poucos para retornar. Só tenho a agradecer a este grupo de atletas, comissão técnica, diretoria, que estão no dia-a-dia trabalhando para dar todas as condições para os atletas. Hoje foi na garra e na superação pelas condições do tempo e conseguimos dar este primeiro passo para no futuro dar outros passos maiores”, frisou. Sobre a mentalidade vencedora que o clube conquistou a partir do título da Copa FGF, o presidente salienta que é fruto do trabalho realizado. “É um trabalho que iniciamos em 2019 desacreditados e no fundo do poço onde começamos com jovens pratas da casa, em 2020, em plena pandemia, conseguimos conquistar o título da Copa FGF e agora obter o acesso. É só o começo, pois o Santa Cruz merece.”Ao finalizar, o presidente frisou que o galo vai em busca de mais um título estadual. “Queremos o títulos. Sabemos que teremos um grande adversário pela frente, que também mereceu o acesso, mas vamos trabalhar para tentar trazer mais um título de âmbito estadual. Eu só tenho a agradecer a torcida que tem nos ajudado com o ingresso virtual e que mostra que o Santa Cruz é grande e está no caminho certo”, finalizou.

FINAIS

As finais entre Santa Cruz x Gaúcho já tem datas, horários e locais definidos. O primeiro jogo ocorre nesta quarta, 30, às 15h, na Arena BsBios, em Passo Fundo e a partida de volta será disputada no dia 4 de julho (domingo), às 15h, no Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul.