Início Sem categoria O que não fazer após tomar as duas doses da vacina contra...

O que não fazer após tomar as duas doses da vacina contra Covid-19

Foto: Ricardo Gais/Arquivo/RJ

Se você faz parte dos 16,16% da população de Santa Cruz do Sul, que já foi imunizada com as duas doses da vacina contra Covid-19, fique atento para algumas situações:

Pensar que está imunizado imediatamente com a segunda dose:
Conforme os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, um corpo leva em torno de duas semanas para gerar a proteção contra o vírus após tomar a segunda dose da vacina. Por isso, é importante ficar atento e tomar cuidados para retomar algumas atividades imediatamente.

Achar que não irá se infectar com o vírus:
Como todos já sabemos, as vacinas que estão sendo aplicadas não são 100% eficazes, e que em caso de a pessoa contrair o vírus poderá ter sintomas mais leves da doença e até mesmo ser assintomático, ou seja, nem sentir os sintomas.

Isolamento desnecessário:
Após o corpo gerar a proteção necessária e caso sentir os sintomas de Covid-19 é importante se isolar. De acordo com o CDC, qualquer cidadão vacinado que sentir os sintomas deve ficar em isolamento ou procurar por atendimento médico em situações extremas, principalmente se teve contato com alguém que positivou para a doença.

Deixar as medidas de higiene de lado:
Estar totalmente vacinado não significa que é possível deixar de praticar as medidas de higiene. Por isso, o CDC esclarece que é importante as pessoas já vacinadas continuarem a lavar as mãos com frequência, usar a máscara, que continua sendo obrigatória no Brasil, cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, usar álcool em gel e evitar as aglomerações.