A vereadora Nicole Weber (PTB) fez uma indicação à Prefeitura requerendo que as lactantes e puérperas que residem em Santa Cruz do Sul sejam inclusas nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19. O pedido tem como base um movimento nacional que luta para incluir mulheres em fase de amamentação como prioridade e que já conta com Projeto de Lei aprovado pelo Senado Federal.
Conforme a petebista, trata-se de uma medida que garante uma série de benefícios a mulheres e crianças. “Incentiva a amamentação prolongada, diminui a chance de a lactante que volta ao trabalho presencial adoecer e contaminar o filho e reduz o índice de mortalidade materna, além de garantir a imunização da criança através de anticorpos contra o coronavírus presentes no leite materno, como apontam alguns estudos”, destacou.
Em cinco estados – Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Minas Gerais – as lactantes já estão sendo vacinadas de forma prioritária. A regra também vale em algumas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. “É uma questão de tempo até o PL 2.112/2021 ser aprovado também na Câmara dos Deputados e posteriormente sancionado. Sendo assim, acreditamos que Santa Cruz poderia sair na frente nesse sentido, como outros municípios já estão fazendo, a fim de garantir a proteção das nossas lactantes e seus bebês”, reforçou a vereadora.