Início Política Todos os secretários anunciados

Todos os secretários anunciados

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Encerrando o ciclo de nomeações para o alto escalão de seu governo o Prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst anunciou na manhã da última quarta-feira, 1º de março, os últimos cinco secretários municipais que faltam para compor a administração municipal. Agora a Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esportes, a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, a Secretaria de Administração e Transparência, a Secretaria da Fazenda e a Secretaria de Políticas Públicas já possuem seus comandantes. 

Na secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esportes permanecerá o atual secretário Henrique Hermany (PP), que também é presidente do Partido Progressista em Santa Cruz do Sul. Telmo justificou sua escolha pela permanência de Henrique dizendo que ele “vem tendo um excelente desempenho à frente da secretaria”, de forma que não faria sentido tirá-lo de lá. 

Com anœncios feitos na œltima quarta-feira, 1¼ de maro, prefeito Telmo Kirst concluiu as indica›es para as secretarias de seu governo

Na secretaria de Administração e Transparência haverá uma alteração, mas o nome que assumirá o cargo não é desconhecido. Vanir Ramos de Azevedo (PP), funcionário do quadro da prefeitura, que até o momento vinha atuando como secretário de Meio Ambiente, assumirá essa pasta que durante os quatro primeiros anos de governo Telmo foi comandada por Edemilson Severo. 

Edemilson Severo, no entanto, não sai, apenas troca de pasta. Ele assume a partir dos próximos dias, a secretaria de Políticas Públicas. Telmo destacou que o trabalho de Edemilson junto a essa secretaria será muito importante pois está diretamente ligada a diversos outros órgãos públicos, como Ministério Público e o Poder Judiciário de uma forma geral, de forma que a experiência de Edemilson será muito necessária. 

Na Secretaria de Fazenda, o atual secretário, Álvaro Conrad, também permanece. Telmo justificou sua manutenção da mesma forma que justificou a de Henrique Hermany, ou seja, elogiou o trabalhado que vem sendo feito por Conrad. “ele é um servidor exemplar e seu trabalho e sua experiência é que permitiu que a prefeitura alcançasse superávits tão bons”, declarou Telmo. 

Por fim, a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade é que será comandada por um nome novo: Anderson Mainardi. Filho do já falecido deputado federal Ivo Mainardi (PMDB), Anderson tem 34 anos, é formado em Direito pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) e mora há dois anos em Santa Cruz do Sul. Telmo justificou sua escolha por nomeá-lo dizendo acreditar em seu histórico e em sua experiência acompanhando o pai. 

Anderson Mainardi (PMDB) foi uma das grandes novidades anunciadas

Anderson agradeceu a oportunidade, disse estar muito satisfeito por ter sido escolhido. “Meu pai sempre falou muito bem do Telmo quando eles foram colegas de Câmara dos Deputados em Brasília”, comentou. Mainardi também disse que pretende trabalhar com afinco na pasta que assumirá.

Primeiro escalão bastante técnico

Dentro das 14 secretarias de Telmo, foram indicadas duas mulheres e doze homens, formando um secretariado predominantemente masculino. Dentre os 14 secretário, sete possuem partido – quatro do PP, um do PDT, um do PMDB e um do SD – sendo que todas as quatro grandes siglas que formaram a coligação com Telmo nas eleições de 2016 foram contempladas. Os sete secretários restantes não possuem partido.

Outro detalhe que chama a atenção é a quantidade de servidores de carreira que assumiram pastas – seis ao total – e de secretários com conhecimentos técnicos sobre as secretarias que estão assumindo. Há, por exemplo, engenheiros concursados comandando as secretarias de Planejamento e de Obras, um servidor com quase 40 anos de trabalho dentro da prefeitura assumindo a Secretaria de Fazenda, uma médica auditora concursada na pasta da Saúde, um advogado concursado na Procuradoria Geral e um jornalista na Comunicação. 

Expectativas

Apesar de ter concluído o anúncio de Secretários Municipais, nem todos os cargos importantes foram anunciados ainda. Um dos que mais está causando expectativa é o de Chefe de Gabinete. Até esse momento o cargo é Delcio Mayer (PSDB), porém já se sabe que ele assumirá em breve um cargo na Secretaria de Agricultura. Quem ficará em seu lugar, mediando o contato entre secretários e o prefeito, ainda é incerto. 

Também resta a expectativa de quem será nomeado como subprefeito de Rio Pardinho. Telmo chegou a anunciar cinco subprefeitos: Linha Santa Cruz, Monte Alverne, Boa Vista, São José da Reserva e Alto Paredão. Porém, o subprefeito de Rio Pardinho ainda é desconhecido também.