LUANA CIECELSKI
[email protected]
Seguindo a onda de anúncios para o primeiro escalão de seu governo, o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, anunciou nos últimos dias mais três secretários municipais. Todos eles já eram secretários e permanecem em seus cargos: Léo Schwingel permanecerá como secretário de Desenvolvimento Econômico – que com a reforma passa a ser Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo -, Jéferson Gerhardt continua como secretário de Planejamento – que com a reforma passa a ser Planejamento, Orçamento e Gestão – e por fim, Leandro Kroth continua na Secretaria de Obras e Infraestrutura.
A confirmação de Léo Schwingel à frente do Turismo se deu juntamente com o anúncio da presidência da Oktoberfest – cargo ocupado por Schwingel em três oportunidades – na última terça-feira. Telmo disse que nunca tentou esconder seu desejo pela permanecia de Léo na secretaria. “Ele tem feito um excelente trabalho, é muito dedicado e tem uma sintonia fina com as entidades empresariais”, elogiou o prefeito. Na oportunidade, Telmo também apontou que a proximidade de Léo com a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e a Associação Santa Cruz Novos Rumos (Ascnor) permite não apenas a manutenção das parcerias que a Prefeitura tem com essas entidades, mas também uma constante ampliação.
Já o anúncio dos secretários de Planejamento e Obras aconteceu na manhã dessa quinta-feira, 26 de janeiro. Em sua fala, Telmo destacou que ambos os indicados são engenheiros, e por isso muito qualificados, mas além disso, são também homens muito experientes e têm se mostrado competentes em suas tarefas. Outro ponto destacado pelo prefeito é o fato de que ambos são funcionários do quadro da Prefeitura de forma que suas nomeações geram uma economia para o município. “Se são do quadro eles já possuem um salário, e como secretários, eles só precisam de um complemento”, explicou.
Desafios
Todos os três secretários, assim como os demais já anunciados, terão desafios pela frente nos próximos meses. No caso de Schwingel, o principal deles será o de dar mais visibilidade à área da Cultura que, com a minirreforma, deixou a Secretaria Municipal de Educação para incorporar-se ao Desenvolvimento Econômico e Turismo. Também surge como outro grande desafio a implantação da plataforma logística para fomentar o desenvolvimento regional com a atração de novos investimentos.
Já no caso dos secretários de Planejamento e Obras, como o próprio prefeito destacou, os desafios são as obras, que passam por ambas as secretarias. Telmo disse que tem em mente completar algumas obras que estão em andamento, mas também iniciar outras. Entre as obras que ele pretende dar continuidade mais imediatamente estão a do Acesso Grasel, a implantação de mais ciclovias, a revitalização do Parque da Cruz e a parceria com a Assemp no Parque da Gruta onde recentemente foi implantado um Parque de Aventuras, além das obras do Complexo Esportivo e Turístico do Lago Dourado.
Entre as obras que Telmo pretende começar, estão as da BR-471. “São obras que vão girar em torno dos R$ 25 milhões. Estamos trabalhando com a STE no projeto”, disse Telmo. Dentro dessas obras está inclusa uma intervenção junto ao trevo da Philip Morris, onde há um grande fluxo de veículos e frequentemente acontecem acidentes. “Será uma intervenção no estilo da que ocorreu no Trevo do Bom Jesus”, esclareceu.
Já nomeados
Saúde – Renice Maria Vaccari Coimbra (permanece)
Educação – Jaqueline Marques de Souza (permanece)
Comunicação – Régis de Oliveira Junior
Agricultura – Elo Ari Schneiders
Desenvolvimento Econômico – Léo Henrique Schwingel (permanece)
Planejamento – Jéferson Luís Gerhardt (permanece)
Obras – Leandro Kroth (permanece)