Início Política Cinco subprefeituras já possuem representantes

Cinco subprefeituras já possuem representantes

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Cinco localidades do interior de Santa Cruz do Sul já possuem seus representantes na Prefeitura Municipal. Linha Santa Cruz, Monte Alverne, Alto Paredão, São José da Reserva e Boa Vista tiveram seus subprefeitos anunciados na tarde dessa segunda-feira, 23 de janeiro, pelo prefeito Telmo Kirst. A apresentação e posse aconteceram no Palacinho da Prefeitura, assim como as nomeações do secretariado que Telmo vem fazendo desde a última quinta-feira, 19 de janeiro. No total, quatro secretários já foram anunciados, além dos cinco subprefeitos.

Jo‹o Cassep: assume Linha Santa Cruz

As localidades de Monte Alverne, Alto Paredão e São José da Reserva permanecerão com os subprefeitos que já vinham atuando nas localidades, ou seja, Mauri Frantz, que ocupa o cargo desde 2013, atendendo também Saraiva e São Martinho, permanece como subprefeito de Monte Alverne; Walter Roque Ferreira que também ocupa o cargo desde 2013, permanece à frente de Alto Paredão atendendo também a Alto São Martinho; e Pedro Helfer, que atua como subprefeito em São José da Reserva e área anexada desde 2014, também fica no cargo. 

Mauri Frantz permanece em Monte Alverne

As novidades estão em Linha Santa Cruz e Boa Vista. Linha Santa Cruz passa a ser comandada por João Cassep (SD), que é morador da localidade e já esteve ligado ao governo de Telmo como coordenador de regulação do Pronto Atendimento (PA) do Hospital Santa Cruz (HSC). Ele ficará responsável também por Linha Pinheiral. E Boa Vista terá como subprefeito Nelcindo Freeze, também morador da localidade. Nelcindo anteriormente atuou na Câmara de Vereadores como assessor do vereador Elo Schneiders, por quem foi indicado para o cargo de agente distrital. Além de Boa Vista, ele atenderá também parte de São Martinho. 

Nelcindo Freeze assume Boa Vista

Em seu discurso, Telmo disse que considera o cargo de subprefeito tão importante quanto o de um secretário. “Os subprefeitos são a representação direta do chefe do Executivo na comunidade. É a eles que a comunidade vai fazer seus pedidos e reclamações e eles serão os responsáveis por trazer isso até mim”, declarou. 

Pedrinho Helfer permanece em S‹o JosŽ da Reserva

Telmo também aproveitou a ocasião para anunciar que uma das metas nos próximos quatro anos, é terminar de vez com a terceirização de serviços. Somente no primeiro mandato foram adquiridos 88 equipamentos, entre ônibus, caminhões, retroescavadeiras, patrolas e outros veículos, reforçando consideravelmente o parque de máquinas da Prefeitura. O prefeito lembrou que esse maquinário adquirido está sempre à disposição das subprefeituras. 

 Walter Roque Ferreira continua em Alto Pared‹o

Comunicação e Agricultura

Antes de anunciar os cinco subprefeitos, porém, na última sexta-feira, 20 de janeiro, o prefeito Telmo Kirst também fez o anúncio de mais dois secretários municipais: a pasta da Agricultura será comandada pelo vereador Elo Ari Schneiders (SD) e a pasta da Comunicação, que teve sua nomenclatura alterada com a aprovação da minirreforma, será conduzida pelo jornalista Régis de Oliveira Júnior, que atuava até então como assessor direto do prefeito.

Régis de Oliveira Júnior, aos 22 anos, será o mais jovem secretário de Telmo. Participante ativo de grêmios estudantis, ele foi presidente do Léo Clube Santa Cruz e coordenador dos Amigos da Água. Entrou na administração municipal em 2014 junto ao gabinete do chefe do Executivo. No ano passado integrou a equipe da campanha eleitoral que reelegeu o prefeito Telmo Kirst e a vice-prefeita Helena Hermany. Ele será o terceiro a assumir a pasta da Comunicação, que foi criada em 2015. “Não é com pouca emoção que anuncio como secretário de Comunicação um jovem. Eu acredito na força do jovem e este já mostrou que tem além de um potencial muito grande, a minha confiança e fidelidade”, observou Telmo.

 Aos 22 anos, RŽgis de Oliveira Junior (PP) assume a Comunica‹o

Já a pasta da Agricultura, teve seu secretário definido depois de algumas semanas de longas conversações e terá no comando o vereador Elo Ari Schneiders (SD). Telmo fez questão de ressaltar que Elo é um político com larga experiência e que conhece como ninguém o interior do município. Ele citou os avanços alcançados nos últimos anos, como aumento na produção de leite e o crescimento do setor de hortifrutigranjeiros. Também mencionou o fornecimento de produtos da agricultura familiar para merenda escolar, a força da cadeia produtiva do tabaco e os incentivos à diversificação nas propriedades rurais. “Sei que a expectativa da comunidade é grande e aceito o convite do prefeito com coragem e muito trabalho pela frente”, disse.

Elo Schneiders (SD) sai da C‰mara de Vereadores para assumir a Agricultura

O novo titular da Agricultura estava em seu sexto mandato como parlamentar e vinha respondendo até então também como segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. Com sua saída da Câmara de Vereadores, assume seu posto a vereadora Solange Finger (SD), primeira suplente da sigla, que já atuou como vereadora de 2013 a 2016. (Com informações: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul).