A posse dos gestores municipais e dos 17 vereadores do próximo período legislativo (2017 a 2020) de Santa Cruz do Sul ocorre no próximo domingo, dia 1º de janeiro, às 18h, na Câmara de Vereadores. A solenidade será comandada pelo vereador mais votado no pleito de 2 de outubro de 2016, Alexsander Knak (PMDB).
A solenidade deve ser rápida, pois após a posse, haverá uma sessão especial, também sob comando do vereador Alex Knak, para a eleição da nova mesa da Câmara. Segundo o vereador mais votado em outubro, “este é um momento muito importante para a democracia, que inclusive, precisa se fortalecer. Se queremos uma Santa Cruz melhor, precisamos trabalhar por um Legislativo independente, responsável e equilibrado”, destaca.
A solenidade será aberta por Knak, que dará posse aos vereadores Alceu Crestani (PSDB), André Francisco Scheibler (SD), Ari Thessing (PT), Bruna Jeanine Molz (PTB), Bruno Cesar Faller (PDT), Edmar Guilherme Hermany (PP), Elo Ari Schneiders (SD), Elstor Renato Desbessell (PTB), Francisco Carlos Smidt (PTB), Gerson Luís Trevisan (PSDB), Hildo Ney Caspary (PP), Licério José Agnes (PP), Luis Carlos Fagundes Ruas (PTB), Mathias Emílio Bertram (PTB), Kelly Moraes (PTB) e Paulo Henrique Lersch (PT).
Em seguida será dada a posse ao prefeito Telmo José Kirst para o seu segundo mandato e à vice-prefeita Helena Hermany. O próprio Alex Knak vai discursar em nome dos vereadores, enquanto que Telmo Kirst vai proferir a sua fala em nome do Executivo. Durante a solenidade, os músicos Thiago José Nobre e Livia Maria Freitas da Luz irão entoar o Hino Nacional Brasileiro.
Os agentes que estão sendo empossados já estão recebendo seus convites, expedidos pela secretaria da Câmara de vereadores, assim como os convidados especiais dos demais poderes e entidades. Como o Plenário possui uma limitação de 260 lugares, cada vereador poderá levar apenas seis convidados.