Início Política Telmo Kirst governa por mais quatro anos

Telmo Kirst governa por mais quatro anos

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Não foi preciso esperar muito pra saber. Cerca de 1h15 minutos depois do fim das votações, a população de Santa Cruz do Sul que acompanhava os resultados pelo rádio e pela internet já soube: o candidato a prefeito pelo Partido Progressista (PP), atual prefeito de Santa Cruz, Telmo Kirst estava matematicamente reeleito por ter alcançado 10 mil votos a mais que o segundo candidato, Sergio Moraes (PTB), com 87% das urnas apuradas. 

Telmo Kirst:

No total, ao fim da apuração, foram 42.158 votos ao candidato eleito, o que representa 52.25% dos votos válidos. A vitória foi comemorada, claro. A festa começou no monumento do imigrante com uma concentração de pessoas e carros, e em seguida todos se dirigiram ao Estádio dos Plátanos onde um mar de gente pessoas recepcionou o candidato reeleito. 

Foi ali que Telmo e Helena, acompanhados de seus familiares, fizeram seus primeiros discursos pós-reeleição. Do alto das arquibancadas Helena foi a primeira a falar. Emocionada ela lembrou o slogan da campanha dizendo que “Santa Cruz está no rumo certo e não pode parar”.

Já o discurso de Telmo foi mais inflamado. Ele iniciou agradecendo os eleitores e lembrando histórico de eleições anteriores. Sua fala também se referiu ao seu adversário mais direto nessas eleições, o candidato Sérgio Moraes do PTB. “Há quatro anos ele disse que o sonho dele era me enfrentar e eu respondi que o sonho dele ia se transformar num pesadelo”, declarou.

Muito ovacionado, Telmo também disse que encarou esse desafio como uma missão, que em seu primeiro mandato ele buscou erradicar a corrupção e cumprir suas promessas e que isso deverá continuar. “Mostramos o que é investir em saúde, porque temos a melhor saúde do Rio Grande do Sul. Mostramos que educação é prioridade porque pagamos o piso dos professores. E minha missão não terminou. Ela só começa porque temos que continuar trabalhando mesmo em meio a mais séria crise. Estamos no caminho certo!”, declarou. 

Telmo Kirst em comemora‹o com a fam’lia

Ele finalizou o discurso agradecendo mais uma vez à comunidade e elogiando a população. “Temos o melhor povo, a melhor gente, a melhor educação e melhor saúde. Os outros políticos devem parar de denegrir a cidade”, declarou. Em seguida, Telmo desceu da marquise das arquibancadas, de onde fazia o discurso e desceu até o campo do estádio onde foi recebido e abraçado pelas pessoas. 

Nas próximas semanas Telmo deverá anunciar se fará trocas no secretariado e na forma de administrar o município.

Candidatos comentam resultados
 
Em Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, candidato reeleito a prefeito, encerrou a apuração com 42.158 votos, o que representa 52.25 % dos votos válidos. Sérgio Moraes (PTB), o segundo mais votado, alcançou 31.250 votos, representando 38.73% da preferência. Fabiano Dupunt (PSB), terceiro colocado, fez 6.852 votos (8.49%). Gerri Machado (PT), que estava com a candidatura impugnada, encerrou a noite com 1.444 votos. E o quinto candidato, Afonso Schwengber do PSTU, alcançou 423 votos.  

Após o anúncio do resultado Afonso Schwengber (PSTU) se declarou satisfeito com a reeleição diante das opções que se apresentaram, porque dessa forma a cidade continua com a política que já vinha acontecendo. “É lógico que a gente do PSTU pensa diferente, mas já que não temos a chance de fazer diferente, achamos que esse é um bom resultado. A gente só pode parabenizar os vencedores”, disse. 

Em relação a sua própria votação, Afonso disse que esperava ter feito mais votos, porém, que compreende que muitos eleitores migraram em função dos chamados “votos úteis”, ou seja, os que não queriam a eleição de Telmo votaram em Sérgio e os que não queriam a eleição de Sérgio, votaram em Telmo. “Para nós a vida continua e a luta não vai parar. Vamos continuar chamando os trabalhadores para que possamos manter os direitos que já conquistamos”, declarou. 

Já Sérgio Moraes (PTB) garante que recebeu o resultado das eleições com tranquilidade. “Uma eleição é isso. Às vezes a gente perde, às vezes a gente ganha”, disse. Apensar de ter sido derrotado ele disse estar feliz com o número de votos (mais de 30 mil), e garantiu que o que mais o deixou triste é o fato de que muitos companheiros de partido que se empenharam na campanha, não conseguiram se eleger. 

O passo seguinte, segundo Sérgio é voltar pra Brasília e seguir trabalhando como deputado federal. “Eu já voltaria de qualquer jeito, porque ainda preciso trabalhar lá. E vou fazer isso amanhã mesmo. Às 14 horas eu estarei embarcando”, contou. 

Para Gerri Machado (PT), o resultado também foi recebido com naturalidade, segundo o político. Ele também disse que ficou satisfeito com o trabalho e com as propostas que foram apresentadas por sua chapa, pois eram boas e consistentes, e acredita que entre outros fatores, o fato de sua campanha ter sido uma das que menos tinha valores disponíveis, pode ter dificultado na concorrência com candidatos mais ricos. “Tudo isso fez com que a gente estivesse preparado para um possível resultado desfavorável”, disse.

Por fim, Gerri agradeceu aos militantes e eleitores, e parabenizou o candidato eleito. “Foi uma decisão da comunidade, então isso deve ser reconhecido”. O petista garantiu ainda que, depois de um breve descanso ao lado da família, continuara trabalhando em prol do município de uma forma ou de outra. 

O candidato Fabiano Dupont do PSB não foi encontrado para falar sobre o resultado da eleição.

Sem incidentes

A Juíza Eleitora da 40ª zona eleitora, Josiane Caleffi Estivalet, falou que a maior parte dos votos, em Santa Cruz do Sul, ocorreu na parte da manhã e que de uma forma geral, a votação foi muito tranquila. “Houve pouco derramamento de santinhos e nos casos que ocorreram, assim que entramos em contato com os comitês ou candidatos, logo foi limpo. Também não houve nenhum incidente grave ou ocorrência de crime eleitoral”, garantiu. O mesmo disse a juíza eleitoral da 162ª zona, Daniela Ferrari Signor. “Santa Cruz está de parabéns”, disse ela.