Início Política Candidatos se confrontam em debate

Candidatos se confrontam em debate

LUANA CIECELSKI
[email protected]

A manhã de ontem, quinta-feira, 29 de setembro, foi marcada em Santa Cruz do Sul, pela realização de um dos últimos debates com os candidatos à Prefeitura do município. Realizado na sede da Gazeta Grupo de Comunicações, o encontro reuniu Afonso Schwengber (PSTU), Fabiano Dupont (PSB), Gerri Machado (PT), Sérgio Moraes (PTB) e Telmo Kirst (PP). O encontro que durou cerca de 1h30 foi dividido em quatro blocos e organizado de forma que todos os candidatos pudessem se enfrentar e fazer questionamentos uns aos outros. 

Dbate foi divido em quatro blocos e organizado de forma que todos os candidatos pudessem se enfrentar

No primeiro bloco, cada candidato tinha o direito de fazer perguntas livremente, porém cada um deles só poderia responder a perguntas uma única vez. Já no segundo bloco, as perguntas poderiam ser feitas a qualquer um dos candidatos, mas com base em temas que eram sorteados na hora. No terceiro bloco, as perguntas novamente eram livres e dessa vez a escolha do candidato a responder as questões também ficou livre. Por fim, o quarto bloco foi destinado para a fala livre de cada um dos candidatos à comunidade. Cada um deles teve dois minutos para dizer à comunidade por que merecem os votos no próximo domingo, 2 de outubro. 

Os temas que foram sorteados para serem abordados foram o transporte coletivo urbano, o piso do magistério, vagas na educação, mobilidade urbana e trânsito. Além deles, porém, também foram abordados durante as perguntas e respostas, a relação com servidores municipais, repasses à saúde, realização de obras e atenção aos idosos.

Durante o programa, Gerri (PT) apresentou como proposta terminar projetos como o do residencial Santa Maria (que seria semelhante ao Viver Bem e já teria o dinheiro liberado) e  a criação de mil vagas na educação infantil. Ele também apresentou proposta de construção de estacionamento subterrâneo junto à Praça Getúlio Vargas como forma de diminuir a falta de vagas de estacionamento no Centro da cidade.

Afonso (PSTU) garantiu que seu governo será baseado no diálogo e nas decisões tomadas em conjunto, através de conselhos comunitários. Fabiano (PSB) também apresentou soluções para a questão da educação infantil apresentando uma proposta de parceria com cooperativadas a curto prazo e construção de creches a longo prazo. Na questão do trânsito, falou na construção de prédios garagem. Também propôs uma ampliação da parceria com a Associação Pró-Ensino de Santa Cruz (Apesc) no atendimento de saúde. 

Telmo (PP), por sua vez, pretende continuar o trabalho que vem sendo feito, dar continuidade ao projeto do Lago Dourado, aos asfaltamentos e melhorias na mobilidade urbana. Defendeu também que os políticos devem “parar de denegrir a cidade”. Sérgio (PTB) falou em ouvir os trabalhadores, em realizar melhorias na saúde como tornar mais ágeis as filas de espera, especialmente para o grupo da terceira idade. Ele também garantiu que vai reativar o Centro do Idoso e criar uma Banda Municipal voltada para esse público. 

Um dos momentos mais quentes do debate aconteceu no terceiro bloco, quando o atual prefeito Telmo (PP) questionou Sérgio (PTB) sobre não ter comparecido à Câmara dos Deputados para a votação da cassação do também deputado federal, Eduardo Cunha (PMDB). “É sua obrigação estar em Brasília. Você recebe para isso”, disse o candidato progressista. Em resposta, Sérgio (PTB) afirmou que não compareceu porque estava em campanha no município. “Eu estava com o povo, coisa que você não faz porque tem alergia a povo”, devolveu.