LUANA CIECELSKI
[email protected]
Encerrando a primeira série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Santa Cruz do Sul, o ‘Riovale Jornal’ traz nessa edição a entrevista com o candidato à reeleição Telmo Kirst (PP). Telmo relembrou suas principais ações à frente da administração municipal nos últimos quatro anos e falou da continuidade que pretende dar ao trabalho se reeleito, especialmente no que se refere à saúde, agricultura e serviço social. Confira:
Reforma administrativa
“Ao longo dos últimos quatro anos, Santa Cruz do Sul deu passos importantes, solucionamos problemas antigos e estamos preparando nossa cidade para o futuro. Promovemos uma ampla Reforma Administrativa, reduzindo o número de secretarias, cortando CCs, diminuindo horas extras e terminando com o uso de celulares. Pagamos o Piso Nacional dos Professores e nomeamos mais de 454 profissionais para a área da Educação.”
Projetos, obras e inaugurações
“Na Saúde, inauguramos novas Estratégias de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde nos bairros e no interior, reformamos o Hospitalzinho e abrimos uma Farmácia Municipal na zona sul. Nossa cidade está mais bonita e organizada. Os bairros receberam novas praças e os parques foram revitalizados. Trouxemos de volta a Stock Car, a Fórmula Truck e o GP 1000. Agora estamos construindo um Complexo Turístico, Esportivo e de Lazer no Lago Dourado. A atual Administração recebeu por dois anos consecutivos o Prêmio de Município Mais Transparente do Brasil. Valorizamos os funcionários públicos municipais e implantamos o PGQM. Realizamos obras que governos passados não tiveram a coragem de realizar, estamos trabalhando no Trevo do Bom Jesus, revitalizamos o Acesso Grasel e municipalizamos a BR 471 e a Avenida Orlando Oscar Baumhardt para garantir melhores condições de trafegabilidade e segurança para motoristas e pedestres. Implantamos sinal sonoro, piso tátil e rampas em vias públicas para garantir acessibilidade aos PcDs. Além das mudanças significativas no trânsito, construímos 15 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias no perímetro urbano. Os animais, que antes viviam desamparados, hoje têm uma estrutura de qualidade no Canil Municipal. Quitamos a dívida com a AES Sul, assinamos um contrato com a Corsan garantindo 16% de redução da tarifa de água e informatizamos e modernizamos o serviço público para melhor atender a população. O Parque de Máquinas da Prefeitura, antes sucateado, hoje encontra-se renovado com a aquisição de equipamentos, máquinas e frota de veículos. As estradas do interior apresentam boas condições de trafegabilidade porque investimos na manutenção e pavimentação de importantes vias de escoamento da produção. Dobramos o número de câmeras de videomonitoramento, a Guarda Municipal recebeu um incremento de 20% em seu efetivo e, além disso, criamos dois novos Centros de Policiamento Comunitário nos bairros Bom Jesus e Progresso. Só com gestão vamos conseguir continuar a pagar em dia os salários dos funcionários municipais. Não é hora de aventura ou inexperiência.”
O futuro
“Caso a comunidade entenda que o nosso projeto é o melhor para o futuro da cidade, vamos ampliar o número de ciclovias e ciclofaixas, melhorar ainda mais a sinalização de trânsito e tornar o contorno urbano mais seguro. Vamos investir na ampliação do videomonitoramento, estendendo o sistema para outras regiões da cidade e vias de acesso ao interior. Vamos proporcionar mais condições para o trabalho da Guarda Municipal, comprando equipamentos e modernizando a frota. Queremos oferecer incentivos para implantação do Polo Logístico, ampliar projetos de esporte e incentivar a construção do Restaurante Panorâmico do Parque da Cruz.”
Saúde
“Na Saúde criaremos o Centro Especializado de Odontologia, instalaremos o Centro Especializado em Reabilitação e reforçaremos a rede de atendimento de urgência e emergência. Queremos dar sequência à gestão da saúde municipal com a expansão da informatização, controle do Cartão SUS, regulação e organização das referências regionais, a fim de reduzir ainda mais o tempo de espera para exames, consultas e procedimentos especializados, incluindo cirurgias eletivas.”
Agricultura e fumicultura
“No interior vamos ampliar os incentivos e programas de infraestrutura, bovinocultura leiteira, piscicultura e agroindústria familiar, além de fruticultura, associativismo, olericultura, meliponicultura e avicultura colonial. Lutaremos para evitar qualquer medida restritiva à cadeia produtiva do tabaco.”
Educação, cultura e serviço social
“Queremos resolver definitivamente o problema da falta de vaga nas creches, criar um Centro Cultural e democratizar o acesso à internet nas escolas municipais, parques e praças. Vamos implementar políticas públicas, promover e incentivar ações de combate ao racismo, desigualdade social, violência contra a mulher, homofobia e bullying. Continuaremos valorizando o servidor público, melhorando suas condições de trabalho e a qualidade dos equipamentos, além de assegurar a reposição anual da inflação e a manutenção da restituição gradativa das perdas salariais. Nosso Plano de Governo ainda está em construção e queremos valorizar a opinião da comunidade santa-cruzense, dialogando com entidades representativas, a fim de preparar nosso município para um futuro promissor.”