Guilherme Athayde
[email protected]
As cartas estão na mesa: cinco candidatos irão concorrer pela posição de chefe do Executivo santa-cruzense nas eleições que ocorrem dia 2 de outubro. São eles: Afonso Schwengber (PSTU), Fabiano Dupont (PSB), Gerri Machado (PT), Sérgio Moraes (PTB) e o atual prefeito Telmo Kirst (PP), que, enfim, confirmou que tentará a reeleição.
As convenções que definiram oficialmente os candidatos a prefeito, assim como as listas de nomes dos partidos para concorrer ao Legislativo municipal ocorreram nas últimas 48 horas possíveis para o registro das candidaturas junto ao Tribunal Regional Eleitoral.
AS DEFINIÇÕES NO PP, PSB, PMDB E PSDB
Os dois últimos dias das costuras políticas foram intensos. Se até a última quarta-feira, 3, as dúvidas eram sobre a presença ou não do prefeito Telmo Kirst (PP) na eleição e também sobre a definição de quem seria cabeça e quem seria vice na chapa PSDB e PMDB, com César Cechinato na quinta-feira, 4, o desenho do próximo pleito começou a mudar.
Com as convenções marcadas para o mesmo dia e horário, PSDB e PMDB decidiram por encerrar as conversas e seguir caminhos distintos. Em reunião na Câmara de Vereadores, o PSDB anunciou na quinta-feira a coligação com o socialista Fabiano Dupont, em chapa com o PSB.
Porém, na sexta, o PP tentou uma aproximação com Dupont. A ideia era de que ele fosse o candidato a vice de Telmo Kirst. Fabiano Dupont não aceitou e confirmou sua candidatura a prefeito. Além disso, foi definido que Dupont concorrerá com chapa pura: o vice dele será Seli Flesch, também do PSB. O PSDB apoiará Dupont.
Ainda na quinta-feira, o PMDB realizou sua convenção no Grêmio Esportivo Olaria, no bairro Universitário, apresentando o ex-secretário de Transportes e Serviços Públicos, Alex Knak, como candidato a prefeito. A atual vice-prefeita, Helena Hermany (PP), seria o nome para vice de Alex. Na sexta-feira, outra reviravolta: o PMDB abandonou a candidatura própria e decidiu apoiar Telmo Kirst, do PP. O atual prefeito chegou à convenção do seu partido por volta de 22h45 e confirmou sua candidatura à reeleição, com Helena na condição de candidata a vice. Assim, repete-se a dobradinha vitoriosa da campanha de 2012 e que governa Santa Cruz do Sul.
CONFIRMAÇÃO NO PT
Também na sexta-feira, o PT anunciou seu candidato. Secretário Extraordinário do PAC no governo Kelly Moraes (PTB), o petista Gerri Machado é o candidato da sigla, que concorre de forma pura, com o vice-prefeito também do PT, o sindicalista Marco Antônio Ferreira Schorner.
DEM APOIA PTB
A convenção do PTB confirmou o ex-prefeito e deputado federal Sérgio Moraes como candidato a prefeito. Moraes terá João Wenzel como candidato a vice, em chapa pura. Wenzel, ex-integrante do PSDB, foi secretário no governo Telmo Kirst. A convenção petebista teve a participação do DEM, que confirmou apoio a Sérgio Moraes.
PSTU FOI O PRIMEIRO A DEFINIR
A convenção do PSTU já havia sido realizada no dia 28 de julho. Afonso Schwengber terá como vice Alexandre Haas, do mesmo partido.