O Grêmio não começou bem a sua caminhada rumo ao tri do brasileirão. Jogando na Arena Castelão, em Fortaleza, o tricolor enfrentou o Ceará, pela primeira rodada da competição nacional. Sem poder contar com Rafinha, Ferreira, Diego Souza, Luis Fernando, Rodrigues e Pedro Lucas e o preparador de goleiros Mauri Lima, que testaram positivo para covid e com o técnico Tiago Nunes, que sentiu sintomas gripais e mesmo que testou negativo para covid, o departamento médico preferiu retirar o treinador da delegação por precaução.
Com problemas para a estreia, o Grêmio não conseguiu fazer um bom jogo. O Ceará aproveitou e logo abriu 2 a 0, gols de Cléber e Rick. Nos acréscimos, o lateral Vanderson fez uma bonita jogada individual e marcou um bonito gol, com o jogo indo para o intervalo em 2 a 1 para os cearenses.
Logo no início do segundo tempo. o Grêmio chegou ao empate com Ricardinho. Mesmo com Jean Pyerre e Jonata Robert, dois meias de criação no time, o tricolor não conseguiu criar chances para virar o placar. Na melhor chance, o lateral Cortez chegou a ser derrubado na área, o árbitro Savio Sampaio marcou pênalti, mas voltou atrás e anulou o lance com auxilio do VAR. Nos acréscimos, o zagueiro Gabriel Lacerda, em posição legal, acertou a trave, o goleiro Brenno e a defesa pararam pedindo impedimento e Jorginho aproveitou o descuido da defesa para fazer 3 a 2 para os nordestinos. O lance foi revisado e validado pelo VAR, com o Ceará conquistando a vitória.
O Grêmio volta a campo no meio de semana pela Copa do Brasil quando irá enfrentar o Brasiliense na próxima quarta, 2, às 16h30, pela terceira fase. Pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio irá enfrentar o Flamengo, em data a ser definida. No próximo domingo, 6, o Grêmio irá enfrentar o Santa Cruz pela decisão da Recopa Gaúcha, em horário a ser definido pela Federação Gaúcha de Futebol.