Santa Cruz do Sul destaca-se na área industrial e através dos incentivos municipais tem um grande aporte para o desenvolvimento. Entre as isenções estão do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) até o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), dependendo do empreendimento, do número de empregos a serem gerados e do retorno de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “Temos também a opção do auxílio aluguel e o retorno de parte do ICMS gerado”, frisa o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins.
O Município é composto por um grande segmento que perfaz a área industrial. “Além do setor fumageiro, são vários outros segmentos, entre eles vestuário, alimentação, distribuição de medicamentos, metalurgia, etc. Nossa indústria é muito pujante, é claro que o tabaco é o carro-chefe, mas existem muitos outros segmentos que talvez as pessoas nem imaginem, ou até passe desapercebido”.
O secretário fala sobre o porquê de investir em Santa Cruz do Sul. “Temos aqui mão de obra qualificada, serviços públicos de excelente qualidade, como educação, saúde e segurança, posição estratégica no Estado, além da própria lei de incentivos. Isso tudo chama a atenção dos empreendedores que procuram no Rio Grande do Sul um local para se instalar e aqui temos estrutura. Atualmente são 344 indústrias em nosso Município”.
Texto: Ana Souza