Início Esportes Stock Med/União Corinthians é campeão brasileiro de basquete

Stock Med/União Corinthians é campeão brasileiro de basquete

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Stock Med/ União Corinthians sagrou-se campeão brasileiro de basquete – Crédito: Diego Maranhão / Brand/CBB

O campeão voltou. 27 anos depois do título nacional conquistado em 1994 pela Pitt/ Corinthians, o Stock Med/ União Corinthians é campeão brasileiro de basquete. O título nacional foi conquistado no início da noite deste sábado, 22, ao derrotar o Flamengo/ Blumenau, de Blumenau, Santa Catarina, por 80 a 68, em decisão disputada na Arena Multiuso, em Brusque, Santa Catarina.

Melhor campanha da competição, o tricolor santa-cruzense fez valer a sua força diante da equipe catarinense. No primeiro quarto,  o União Corinthians começou arrasador com cestas de três de Icaro e Caferatta, com o tricolor fechando os primeiros 10 minutos em 25 a 16. No segundo quarto, o Flamengo / Blumenau reagiu e as duas equipes passaram a trocar pontos, com o União Corinthians fechando o primeiro tempo vencendo os catarinenses por 40 a 39.

No terceiro quarto, o União Corinthians novamente voltou melhor e passou a abrir vantagem com uma defesa bem postada e ataques efetivos com jogadas para dois pontos. Caferrata, Ícaro e Ralfi passaram a se destacar e comandaram o tricolor,com o quarto terminando em 58 a 52. No último quarto, o Flamengo/ Blumenau foi em busca da reação, mas o time santa-cruzense soube administrar a vantagem e consolidar a vitória em 80 a 68 para soltar o grito de campeão brasileiro pela segunda vez na história.

Ralfi Ansaloni recebeu o troféu de melhor jogador da partida ao anotar 21 pontos, seis rebotes e duas assistências. Na solenidade de premiação, o time recebeu o troféu, erguido pelo capitão Enzo Caferatta, e os anéis de campeões, que substitui as medalhas, inspirada na NBA e que foi introduzida pela Confederação Brasileira de Basquete. Como campeão, o União Corinthians garantiu vaga no Novo Basquete Brasil (NBB), retornando a elite do basquete brasileiro em 2022.

EMOÇÃO

Técnico Athos Calderaro é festejado pelos atletas após a histórica conquista nacional – Crédito: Diego Maranhão / CBB

O presidente do União Corinthians, Marco Jardim, estava bastante emocionado com a conquista. “Temos uma história vencedora nos anos 90 e retomamos com um projeto a longo prazo que será curto. Todos estão de parabéns por mais essa conquista histórica para Santa Cruz do Sul”, destacou. O diretor de basquete, Diego Puntel, destacou o orgulho com a conquista. “É um orgulho para o clube e para todos os envolvidos neste projeto. É uma alegria e emocionante”, disse o diretor. O técnico campeão, Athos Calderaro, um dos principais incentivadores do basquete em Santa Cruz, agradeceu a todos que participaram do projeto. “É um trabalho a longo prazo feito com amor, honestidade e seriedade. Agora estamos colhendo os frutos. Santa Cruz merece essa conquista”, finalizou o treinador tricolor. A viagem de retorno e a comemoração do título em Santa Cruz ocorrerá neste domingo, 23, em horário a ser definido pela direção da equipe santa-cruzense.

Athos Calderaro – melhor treinador

O time campeão brasileiro foi formado com Caferatta, Icaro Parisotto, Lelê, Rafael Paulich e Ralfi Ansaloni, João Marcos, Leonardo Assmann, Bernardo, Nicão, Vinicius Malaquias, Camilo e André Luis, time treinado por Athos Calderaro.

Ralfi Ansaloni – atleta MVP do Final Four

PREMIAÇÕES INDIVIDUAIS

Rafael Paulich – revelação do campeonato

Além do título, o União Corinthians também teve o técnico Athos Calderaro eleito como melhor treinador da competição, o pivô Ralfi Ansaloni escolhido como melhor jogador (MVP) do Final Four e Rafael Paulich eleito como atleta revelação do campeonato.