Ricardo Gais
[email protected]
Ocorre de forma virtual e inédita, do dia 26 até 28 de maio, das 8h às 22h, a votação que irá eleger a nova diretoria do 18º núcleo do Cpers-Sindicato. Participarão da votação 96 escolas de 15 municípios da região.
Na disputa pela Direção Central estão três chapas: chapa 1, Novo Rumo; chapa 2, Cpers Unido e Forte e chapa 3, Muda Cpers. No 18º núcleo estão inscritas a chapa 2, encabeçada por Renato Aldo Müller com a vice-diretora Sandra Maria Lemos dos Santos, e a chapa 3, encabeçada por Cira Maria Gassen Kaufmann com a vice-diretora Doriana Carvalho Dame da Silva.
Cira Kaufmann
É professora aposentada da rede estadual, na qual atuou durante 30 anos. Iniciou sua carreira como professora no interior do Município de Vera Cruz, na Escola Hannemann, mas foi na Escola Vera Cruz que trabalhou o maior período como professora e diretora. Cira também foi secretária municipal de educação de Vera Cruz por dois períodos, coordenadora regional de educação e é a atual diretora do 18º núcleo do Cpers.
Sendo eleita novamente como diretora do 18º núcleo do Sindicato, Cira tem como objetivo fazer uma gestão séria e transparente. Lutar para qualificar o atendimento do IPE, defender os contratos, lutar por concurso público e contra a precarização do trabalho do educador. Ela destaca fortalecer as instâncias de discussão e a democracia do Cpers, trabalhando para dar ênfase ao conselho regional, investir na formação pedagógica, política e sindical, e estar presente nas escolas e municípios.
Devido à pandemia de Covid-19, são muitos os desafios na área da educação, salienta. “Os desafios são muito grandes. No ano passado, todos tiveram que se adaptar ao trabalho remoto, que foi realizado pelos professores que usavam seu computador, sua internet, portanto, criaram a educação pública. Muitos alunos não tinham acesso à internet e muitas vezes também não tinham computador.
Agora, com o retorno do trabalho presencial, se mantém o trabalho remoto, e também o risco de haver contaminação pela Covid-19”, sublinha.
COMPOSIÇÃO DA CHAPA:
- Chapa 3
Cira Maria Gassen Kaufmann – diretora Geral
Doriana Carvalho Dame da Silva – vice-diretora Geral
Elisabete Irene Dreher – secretária
Iara Bonfante – tesoureira
Larissa Harres Zucchelli Bittencourt – diretora
José Carlos Rodrigues – diretor
Elbe Rafael Marques Balardinelli – diretor
Marcio Vanderlei Lenz – diretor
Caroline Andrea Dreissig Aguirre – diretora
Renato Müller
Professor formado e graduado em Língua Portuguesa e com pós em psicopedagogia, Renato atuou por 30 anos no Cpers. São 45 anos envolvido com a educação: em 1986 foi diretor do internato Escola Gastão Bragatti Lepage, em Candelária. Em 1987 foi indicado como representante municipal. Já em 1988 foi secretário do 18º núcleo do Cpers, e suplente conselheiro um por mil por dois períodos representando os associados pelo Estado. Em 1997 foi vice-diretor do 18º núcleo e assumiu como diretor em 1999. Em 2011 candidatou-se para diretor do núcleo, mas perdeu para Miriam Trindade. Já em 2014 venceu a eleição e seu mandato se estendeu até 2017.
Renato tem como principal objetivo voltar ao protagonismo com o Fórum Nacional de Educação, para ampliar e proporcionar novas aprendizagens e ideias aos professores e diretores. Também quer que o associado seja atendido da melhor forma no núcleo. “Todos os associados devem ser atendidos de forma igual, independentemente de quem ele votou. Precisamos estar unidos e fortes, e queremos proporcionar um melhor atendimento jurídico”, disse. Ele também salienta a importância de visitar as escolas com mais frequência e tentar construir, com diretores e professores, relações para melhor escolher seus representantes e conselheiros.
Os desafios perante a pandemia são muitos. Renato pontua que além da Covid-19, o Governo Estadual é outro obstáculo para com a educação. “Temos um governo ultraliberal e isso é um sério problema. A pandemia e as aulas presenciais são um risco à vida. Temos que em conjunto tentar mudar esse jogo, não importa quem for eleito. Precisamos construir a união pautada no coletivo e construirmos algo concreto”.
COMPOSIÇÃO DA CHAPA
- Chapa 2
Renato Aldo Müller – diretor Geral
Sandra Maria Lemos dos Santos – vice-diretora Geral
Rejane Maria Nunes Frantz Henn – secretária
Marione dos Santos Drebel- tesoureira
Danilo José Schuster – diretor
Ivone Terezinha Figueiredo de Lima – diretora
Fabrício Soares de Borba Correa – diretor