Luciana Mandler
[email protected]
A pandemia trouxe prejuízos para a maioria dos setores. Porém, um setor que não parou e segue crescendo é o da construção civil. A comprovação vem com a alta nos materiais de construção e no preço elevado dos aços. Outro fator que confirma o aumento são as solicitações de alvarás junto à Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento. Em 100 dias de governo foram 340 alvarás de construção liberados e assinados pelo secretário Elstor Desbessell. “Hoje, com certeza passamos dos 400 alvarás”, revela.
Esta é uma demanda que a pasta vem superando e que era uma reivindicação do setor no que diz respeito à agilidade para a liberação do alvará. “Hoje, não chegamos a levar 30 dias para a análise dos projetos”, orgulha-se. “É uma demanda que praticamente superamos e vamos melhorar ainda mais”, projeta Desbessell.
Para isso, uma das metas é informatizar todas as questões que referem-se aos alvarás, análises de projetos. “Temos feito vários contatos. Estamos começando a passos largos a formatar um projeto de referência para quem sabe logo ali na frente lançar um edital para a contratação de um Sofware para que possamos fazer a análise dos projetos via digital, tirando da impressão no papel e ao mesmo tempo dando agilidade”, explica. “Ao mesmo tempo que o profissional não precisará mais vir aqui, também poderá fazer tudo dentro do seu estabelecimento”, completa.
O projeto de informatizar e a atenção que os alvarás vêm recebendo na Secretaria de Planejamento são vistos com bons olhos pelo setor. Em contato com o presidente da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc), o engenheiro civil Leo Azeredo, que trabalha com projetos estruturais, o retorno de profissionais ligados à entidade é positivo. “O pessoal relatou que melhorou em relação ao ano passado. Antes, em média, se levava 60 a 70 dias. Hoje tem colegas que comentaram ter conseguido em 35, 40, no máximo 45 dias”, aponta. “Estamos num processo e ainda há o que melhorar”, acrescenta.
Sobre a informatização, o presidente da Seasc diz que é uma solicitação que também a entidade havia feito. “Com certeza é um avanço que auxiliará na agildiade dos trâmites”, finaliza.
À frente da Secretaria de Planejamento e Orçamento, Elstor Desbessell destaca que as melhorias que vêm sendo realizadas na pasta, bem como no setor de alvarás são fruto de um trabalho conjunto com o diretor administrativo Dorli Pereira da Silva e toda equipe, que se comprometeram. “Mas também estamos olhando para frente”, encerra.