O governo do Estado entregou, nesta quarta-feira, 19, 31 veículos às inspetorias de defesa agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Um veículo foi destinado para Santa Cruz do Sul. Com isso, chega a 93 o total de veículos renovados na frota da pasta, uma das exigências apontadas para que o Rio Grande do Sul pudesse se tornar apto a pleitear o status sanitário de Estado livre de febre aftosa sem vacinação. O ato ocorreu na sede da Seapdr, em Porto Alegre .
“Essa entrega não é meramente uma entrega de veículos, é um investimento que atende a compromissos para abrir o mercado gaúcho para o mercado internacional de proteína animal. Expande a possibilidade de vendas, agrega valor na produção, e isso vai gerar renda e movimentar empregos. E reforça a estrutura para mantermos cuidados permanentes, uma vez que estar livre neste momento não significa que o problema jamais retornará. Precisamos estar preparados para dar respostas imediatas diante de qualquer intercorrência que possa surgir”, destacou o governador Eduardo Leite.
As outras 62 viaturas foram entregues em março às inspetorias de defesa agropecuária da Seadpr. O investimento nos 93 veículos é de R$ 7,4 milhões, a maior parte proveniente de recursos do Tesouro Estadual, com complementação de cerca de R$ 3 milhões do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“Agradeço ao governo do Estado por essa parceria, para que pudéssemos construir, junto com a Secretaria da Agricultura, a conquista desse certificado tão importante para todos os gaúchos. Os veículos permitirão a fiscalização e a manutenção do status de Estado livre de febre aftosa sem vacinação. A evolução do status sanitário coloca a pecuária gaúcha em outro patamar”, detalhou a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti.
No começo de março, a titular do Mapa, Tereza Cristina, adiantou que o Rio Grande do Sul deverá ser reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre de febre aftosa sem vacinação. A decisão será homologada durante Assembleia Geral da entidade, prevista para 27 de maio, em formato virtual.