Ricardo Gais
[email protected]
A partir desta quarta-feira, 19, Santa Cruz do Sul estará vivendo aquele clima de outubro, quando é realizada a tradicional Oktoberfest, evento que atrai turistas e movimenta o Município. Mas desta vez, a festa será diferente, em formato virtual devido à pandemia de Covid-19. A 1ª Oktoberfest Digital inicia hoje e segue nos dias 20, 21, 22, 26, 27, 28 e 29 de maio, das 20 às 22 horas, com transmissão ao vivo pelo perfil oficial da Oktoberfest Santa Cruz, no Facebook e YouTube.
O evento pôde ser realizado, pois a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) obteve, em dezembro de 2020, via Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS), a aprovação da Secretaria Estadual da Cultura para a realização de uma festa em formato virtual, que contará com as principais atividades da maior festa em estilo germânico do Rio Grande do Sul, como bandas locais, jogos germânicos, baile virtual para a maturidade ativa e oficina de gastronomia, além da participação da família Fritz e Frida, símbolos da festa
A abertura da programação fica por conta da Banda Munich. Conforme Gustavo Henrichsen, saxofonista da banda, a expectativa para o evento é muito boa. “Santa Cruz do Sul é nossa casa, nosso lar. O que muda é que o carinho do público virá de outra forma: ao invés de abraços, serão curtidas, comentários e compartilhamentos. Pelo que vemos nas nossas redes e nas redes sociais da Oktoberfest, este evento já é um sucesso”, comemora.
Gustavo conta que o setor artístico foi o que mais sofreu com a pandemia de Covid-19, e esse projeto não é só um incentivo financeiro aos grupos culturais de Santa Cruz, mas também uma forma de dar esperança e de renovar os ânimos para dias melhores. “Existe toda uma equipe de profissionais responsáveis por setores determinados. Desde manutenção e inovação do repertório, manutenção de equipamentos e cuidados com o ônibus, além de manutenção das redes sociais para que, mesmo não tocando, a gente nunca perca contato com nosso público”.
Para a apresentação, a Banda Munich preparou o repertório eclético, considerado sua marca. “A Oktoberfest pede por uma boa bandinha. O que traremos de diferente e especial é o sucesso gaúcho do momento “Do fundo da Grota”, que vai ganhar uma versão em alemão e um naipe de sopros afiados”, revela. Através de reuniões, os artistas decidiram qual seria o melhor repertório para embalar os espectadores. “Foram horas de ensaio, para que o público que assistir de casa sinta seu espírito dentro do Pavilhão Central da Festa da Alegria”, sublinha.
Sendo a banda oficial da Oktoberfest, Gustavo ressalta o orgulho de levar esse título a todos os lugares que se apresentam. “Apesar dos dez dias de festa fazerem nosso coração pulsar mais forte, nós respiramos Oktoberfest o ano todo”, enfatiza.
DANÇA FOLCLÓRICA
O que também é a cara e a marca da Oktoberfest são as apresentações das danças folclóricas. Para Geisa Giovana Kochenborger, que dança há oito anos, e Juliano Augusto Domingues, há 25 anos, do Centro Cultural 25 de Julho, a valorização da cultura, tanto pelo meio presencial como digital é de suma importância. “Nos apresentar de forma segura na Oktober Digital será uma forma de matar a saudade e manter o nosso intuito de preservar a cultura de nossos antepassados”, destaca Geisa.
Devido às restrições da pandemia, o grupo não está podendo ensaiar, por isso cada par se prepara em casa. “Normalmente os grupos de danças, no nosso caso o Polca, se dedicam em ensaios durante todo o ano para a Oktoberfest, mas por causa da pandemia não encontramos mais os amigos”, enfatiza.
Sobre o evento digital, Geisa destaca que a tecnologia se mostrou fundamental para manter a saúde do corpo e da mente em dia. “A Oktoberfest, mesmo sendo uma festa tradicional, também precisa se reinventar e assim como outros eventos na forma digital trará alegria para nossos lares”, finaliza.
Programação da Oktoberfest Digital
- 19 de maio (Quarta-feira)
20h – 22h – Abertura Oficial com intervenção artística – Banda Munich - 20 de maio (quinta-feira)
20h – 22h – Jogos Germânicos/Intervenção Artística/Banda Feliz em Festa
- 21 de maio (sexta-feira)
20h – 22h – Grupo de Dança – Oktobertanz/Banda Ghermania/Banda Scala
- 22 de maio (sábado)
20h – 22h – Dia da Maturidade Ativa – Baile Virtual/Banda Nowa/Intervenção Artística
- 26 de maio (quarta-feira)
20h – 22h – Grupo de Dança – C.C 25 de Julho/Banda Som Livre/Banda Magia
- 27 de maio (quinta-feira)
20h – 22h – Oficina de Gastronomia – Mesa Agroindústria/Banda Heilige
- 28 de maio (sexta-feira)
20h – 22h – Banda Os Colonos/Banda Santa Cruz/Intervenção Artística
- 29 de maio (sábado)
20h – 22h – Encerramento Oficial com Intervenção Artística – Banda Estrela de Ouro