Na sessão da Câmara de Santa Cruz do Sul desta segunda-feira, 17, o vereador Alberto João Heck (PT) ocupou a tribuna para comunicar que recebeu de representantes do Sindiáguas/RS um parecer jurídico sobre a condução do processo que visa privatizar a Corsan por parte do governo do Estado.
O documento foi entregue ao vereador Heck na condição de presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Corsan para ser distribuído aos outros membros e também a todos os parlamentares da Casa Legislativa, e, contém detalhes questionáveis sobre a tentativa de venda da companhia de saneamento do Estado.
O parecer jurídico denuncia que o governo quer privatizar uma estrutura que nem sequer pertence ao Estado, mas é uma concessão dos municípios. Mostra, ainda, que o presidente da Corsan assinou um contrato milionário com a PGE (Procuradoria Geral do Estado), incluindo um fundo de aparelhamento da entidade que pode ser usado, estranhamente, também, para aumentar a remuneração mensal dos procuradores, tudo para construir uma parecer jurídico favorável a venda da Companhia sem plebiscito, salientou Alberto Heck.
O vereador petista apresentou, ainda, uma indicação, aprovada em plenário, para que seja providenciado junto à Avenida Independência, no cruzamento com a Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, no sentido centro-bairro, sinalizações na pista, indicando faixa para a conversão à esquerda, complementando-se com outras medidas que ofereçam mais segurança a motoristas, ciclistas e pedestres naquele entroncamento.
Segundo Heck a indicação é encaminhada ao Poder Executivo devido ao fluxo intenso de automóveis que transitam na Avenida Independência. Há a necessidade da existência de uma bem visível sinalização de trânsito, para especialmente ser observada pelos motoristas (incluindo motocicletas) que transitam no sentido centro-bairro e necessitam converter à esquerda, na altura da Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, acessando à única via de entrada e saída a uma área urbana já com muitos moradores. “Esta melhoria proporcionará mais segurança no trânsito de veículos automotores e também pedestres e ciclistas que circulam naquele cruzamento de vias e a solicitação parte de moradores do Bairro Independência”, destacou Heck.
Pela passagem do Dia do Gari, comemorado no domingo, 16 de maio, Alberto Heck homenageou a categoria, lembrando a importância dessa atividade para a limpeza e valorização do Município.